Ribeira Grande, 18 Nov (Inforpress) – A Associação de Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof) defendeu hoje a construção de um teleférico na localidade de Corvo, Município da Ribeira Grande, Santo Antão, para ajudar no escoamento de produtos agrícolas.
A construção de um teleférico da zona de Corvo, da selada até o caminho de Fontainhas, é apresentado como uma alternativa que pode ajudar a comunidade no escoamento de produtos agrícolas, disse à Inforpress o presidente da Agricof, Rui Graça.
“Neste momento, se for construído um teleférico podemos escoar os nossos produtos de forma rápida para não estragarem.
Contudo, se me perguntar se existem estudos para a construção do teleférico digo-te que, não”, enfatizou a mesma fonte.
Aliás, reconheceu que “tudo ainda é empírico”, mas que já existe uma equipa de potenciais colaboradores que são engenheiros mecânicos e eletrónicos que podem ajudar a desenvolver a ideia e ajudar.
“A alternativa de transporte através de burros e homens não é mais viável visto que não temos pessoas para fazer o trabalho”, reforçou.
A mesma fonte mostrou-se preocupado em relação a falta de um arrastador de bote em condições para servir a comunidade e manifestou o sonho de ver uma estrada de penetração que passe pela zona de Corvo porque, disse, a localidade pode abastecer Santo Antão e as outras ilhas com os seus produtos agrícolas.
Segundo o presidente da Agricof, os agricultores estão a produzir mandioca, inhame, batata e banana, mas ambicionam investir na produção de hortaliças.
Isto, continuou, para “aproveitar melhor” os financiamentos do programa GEF - SGP, que tem beneficiado vários agricultores e realizado campanhas de plantação de árvores, de modo a incentivar a “boas práticas” agrícolas.
A zona de Corvo fica situada num vale com vocação agrícola, que tem muita água a desaguar no mar e faz parte do circuito turístico na zona fronteiriça da Aldeia Turística de Fontainhas.
Contudo, Corvo não tem estrada de acesso para o transporte de mercadorias e escoamento dos produtos agrícolas.
EL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar