Porto Novo, 18 Set (Inforpress) – A mobilização de água para a agricultura é uma das preocupações que os agricultores na Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, em Santo Antão, vão colocar à edilidade porto-novense, num encontro agendado para sábado.
O representante dos agricultores, Arlindo Delgado, disse à Inforpress que os lavradores vão dizer à edil, Elisa Pinheiro, que a mobilização de água constitui, nesta altura, o maior desafio do sector agrícola na Ribeira das Patas.
Arlindo Delgado lamentou a demora na implementação do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, que prevê, precisamente, a aposta na mobilização de água para suprir o défice dos recursos hídricos para a agricultura nesse vale.
“O maior desafio para a agricultura na Ribeira das Patas é a mobilização de água. Vamos aproveitar o encontro com a câmara municipal para colocar esta preocupação”, notou este agricultor.
O Ministério da Agricultura e Ambiente reconhece que o principal desafio que se coloca à actividade agrícola na Ribeira das Patas está relacionado com a escassez de água.
O delegado deste ministério, Joel Barros, assegurou que o Governo pretende investir nessa bacia, priorizando a mobilização de água e construção de infra-estruturas hidroagrícolas, adiantando a possibilidade da Ribeira das Patas ser contemplada com cinco furos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar