REPORTAGEM/Santa Catarina: Emigrante abre restaurante com comida "terra terra" no menu em Assomada (c/áudio)

Inicio | Sociedade
REPORTAGEM/Santa Catarina: Emigrante abre restaurante com comida "terra terra" no menu em Assomada (c/áudio)
18/03/24 - 05:01 pm

*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress ***

Assomada, 18 Mar (Inforpress) – "Terra Terra" é o nome do restaurante, de Adélcia Rodrigues, emigrante santa-catarinense radicado nos Estados Unidos da América (EUA), que tem no menu pratos típicos de Cabo Verde e que abriu em Setembro do ano passado em Assomada.

Segundo esta empreendedora, de 47 anos, que vive há quase 30 anos nos EUA, o restaurante e bar faz jus ao nome e tem no menu “comida terra terra", com destaque para massa com frango ou bovino, cachupa, cuscuz e caldo de peixe e entre outros pratos típicos de Cabo Verde.

Adélcia Rodrigues disse à Inforpress que, além da "comida terra terra" oferece outros pratos como peixe e carnes grelhados e entre outros pratos que os clientes encontram nos outros restaurantes da cidade de Assomada, e também tem apostado em “bebidas casa", sobretudo ponche de mel e sumo de calabaceira, que por sinal "caíram no gosto do freguês".

“Tendo em conta que há mais cabo-verdianos fora do que dentro, assim como eu, muitos quando vêm para Cabo Verde querem matar saudade comendo um bom caldo de peixe ou outro prato típico de Cabo Verde, daí surgiu esta ideia para abrir um restaurante para servir comida terra terra”, explicou a escolha pela abertura de um restaurante não obstante existirem outros em Assomada.

Para além de fazer os emigrantes, como ela, matarem saudades e os turistas experimentarem os melhores sabores da cozinha cabo-verdiana, adiantou que pretende mostrar no mesmo espaço a cultura cabo-verdiana, através da literatura, música, história e, ainda, mostrar os ingredientes e como se preparam os referidos pratos, sobretudo aos turistas.

Durante a entrevista à Inforpress, a emigrante santa-catarinense, que também apostou em alojamento local, alugando apartamentos T1 e T2 para fins-de-semana, em Assomada, confessou que tenciona regressar de vez para Cabo Verde para, numa segunda fase, abrir outros espaços com o mesmo conceito na cidade de Praia, Calheta de São Miguel e no Tarrafal.

O restaurante e bar, instalado num espaço alugado, que funciona de segunda-feira a domingo, serve pequeno almoço, almoço e jantar entre as 08:00 e as 23:00, e emprega três pessoas.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar