Reitor da Uni-CV destaca importância da educação à distância no VI encontro lusófono

Inicio | Sociedade
Reitor da Uni-CV destaca importância da educação à distância no VI encontro lusófono
28/11/24 - 06:01 pm

Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) – O reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) José Arlindo Barreto, destacou hoje, no VI encontro lusófono na cidade da Praia, a importância da educação à distância como um instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável.

Na sua intervenção de abertura do VI Encontro da Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa, José Arlindo Barreto sublinhou a relevância da educação à distância como um instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto do país insular.

O evento, que reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior e especialistas na área de educação, teve como lema “A Sustentabilidade da Educação à Distância, Aberta, Digital e em Rede”, para debater os desafios e oportunidades na área da educação à distância no espaço lusófono. 

O reitor da Uni-CV destacou ainda a importância do encontro para a reflexão colectiva sobre os caminhos a seguir na construção de uma educação à distância inclusiva e eficaz.

“Num um espaço aberto, digital e em rede, este encontro desafia-nos a reflectir colectivamente sobre os caminhos que devemos trilhar para garantir o acesso inclusivo e a eficácia da educação à distancia”, afirmou José Arlindo Barreto.  

A mesma fonte destacou ainda que para Cabo Verde, um país com especificidades geográficas e socioeconómicas únicas, a educação à distância revela-se um "instrumento estratégico" para promover o desenvolvimento humano, social e económico.

"A Universidade de Cabo Verde tem empreendido um esforço contínuo para consolidar a educação à distância como modalidade fundamental na democratização do ensino superior", disse.

Apesar dos avanços, o reitor não deixou de apontar os desafios que ainda persistem, como o custo de acesso à internet e os dispositivos tecnológicos.   

“Embora tenha diminuído relativamente à fase inicial o elevado custo de acesso à internet, os custos relacionados com a energia eléctrica e os dispositivos tecnológicos continuam a limitar o acesso à educação à distância para muitas famílias", lamentou.

No entanto, o reitor também elogiou as medidas já adoptadas pelo Governo de Cabo Verde, para mitigar esses desafios.  "Ciente desses constrangimentos, o Governo de Cabo Verde decretou a internet como um bem essencial permitindo, dessa forma, maior inclusão das pessoas", afirmou.

No entanto, José Arlindo Barreto fez um apelo à necessidade de investimentos na formação de professores e estudantes para que estes dominem metodologias específicas de educação à distância e criar conteúdo dinâmico e adaptado às demandas do ambiente digital.

Por seu turno, o presidente da AEAD@PLP, Paulo Dias, sublinhou que a renovação contínua das sociedades é um processo fundamental que passa pela educação.

"As mudanças de conhecimento nas práticas sociais e culturais constituem uma linha de desenvolvimento nas concepções e abordagens da educação", afirmou, defendendo que a educação deve ser entendida como um meio para a renovação permanente das sociedades, tanto no presente como no futuro.

JBR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar