
Cidade da Praia, 05 Jan (Inforpress) – A presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Vargas, disse hoje, na capital cabo-verdiana, que a Região da Macaronésia tem que se afirmar no espaço atlântico, no espaço internacional e no espaço europeu.
“Nós queremos é criar aqui [em Cabo Verde], quase que diria, não é uma marca nova, mas reforçar a macronésia”, disse Robina Vargas à imprensa, à saída de um encontro que os chefes das delegações às X Jornadas Parlamentares Atlânticas tiveram com o Presidente da República Interino, Austelino Correia.
Para a líder do parlamento regional da Madeira, há uma “relação de amizade e proximidade” entre os arquipélagos da Macaronésia, mas é necessário que, estando o mundo na posição que está, é importante que estas regiões “estejam unidas” para, junto das várias instâncias, consigam fazer valer as suas necessidades, assim como as suas potencialidades.
“Hoje, mais do que nunca, as regiões têm uma posição geoestratégica fundamental”, indicou a parlamentar que aponta também a existência de constrangimentos, sendo a mobilidade um dos maiores, em que os transportes são “fundamentais”.
Daí, realçou, ser “importante” que as regiões voltem a estar reunidas e constituir uma nova força para, junto das várias instâncias europeias e internacionais, fazer valer as suas necessidades e também as suas potencialidades.
Lembrou que, neste momento, Portugal está a passar por uma situação difícil, devido às sucessivas tempestades que o têm assolado.
As Regiões da Macaronésia, enfatizou, pelo facto de estarem isoladas, pela sua pequena dimensão e pelos seus problemas orográficos, “ainda têm mais dificuldades”.
As X Jornadas Parlamentares da Macaronésia decorrem entre hoje e amanhã, na Cidade da Praia. Além de trabalhos em grupos, os parlamentares deslocam-se esta sexta-feira ao interior de Santiago, estando prevista visita à zona agrícola e turística de Boa Entrada, em Santa Catarina.
No município do Tarrafal vão estar no antigo Campo de Concentração. De regresso à capital, visitam a Ribeira dos Picos, uma das zonas afectadas pelas últimas chuvas torrenciais e está prevista a assinatura da "Declaração de Santa Cruz, Cabo Verde". Este acto vai realizar-se nos Paços do Concelho.
LC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar