
Pedra Badejo, 04 Fev (Inforpress) – Os bombeiros de Santa Cruz reforçam a capacidade de resposta a emergências e traumas através de uma formação em “Anatomofisiopatologia do Trauma em Ambiente Pré-Hospitalar”, visando melhorar conhecimentos técnicos e a qualidade do socorro prestado à população local.
A formação, ministrada pelo paramédico Nelson Reis, com a duração de três dias, iniciou-se esta quarta-feira, 04, e visa capacitar os bombeiros para uma actuação mais eficaz, segura e qualificada no atendimento pré-hospitalar, contribuindo para a melhoria da qualidade do socorro prestado aos munícipes.
A iniciativa conta com o apoio e valorização da Câmara Municipal de Santa Cruz, que considera a capacitação contínua essencial para o fortalecimento dos serviços de protecção e socorro no município.
À imprensa, o comandante dos Bombeiros de Santa Cruz, Edmar Tavares, ressaltou que a corporação se encontra num patamar técnico “avançado”, reforçando que é necessário sempre a renovação constante de conhecimentos e de acções formativas regulares para garantir melhores condições de trabalho e uma resposta mais eficiente às ocorrências.
Neste sentido, destacou que o tema da formação é de grande utilidade, por permitir aos técnicos aperfeiçoarem os procedimentos e atcuarem de forma mais correcta no terreno.
No domínio dos meios materiais, o comandante salientou que a corporação está bem equipada, e é composta por 17 elementos.
Edmar Tavares agradeceu ao formador Nelson Reis, cidadão português, pelo contributo contínuo à corporação, nomeadamente através da disponibilização de equipamentos, nomeadamente, drone DJI Phantom 3 Pro para busca e salvamento, suporte para operador, computador PC i5 de 7.ª geração e sacos de cadáver.
Ainda, desta lista, constam lanternas diversas, binóculos de visão nocturna, rádio de satélite, material de compressão, ligaduras elásticas, válvula de oxigénio, laminador e alcoómetro, equipamentos que reforçam significativamente a capacidade operacional da corporação.
Este responsável, manifestou igualmente reconhecimento à Câmara Municipal de Santa Cruz pela sensibilidade demonstrada para com os bombeiros, sublinhando que, apesar dos desafios diários, a equipa tem vindo a melhorar progressivamente, apelando agora à colaboração dos munícipes para a promoção de uma sociedade mais segura e saudável.
Por sua vez, a bombeira Elisângela Correia afirmou que a formação tem sido bastante enriquecedora, permitindo aos participantes adquirir novos conhecimentos e corrigir procedimentos que eram anteriormente realizados de forma inadequada.
Defendeu ainda que acções formativas deste tipo poderiam contar com a participação da sociedade civil, de modo a dar a conhecer o trabalho dos bombeiros e reduzir alguns mal-entendidos existentes.
Já o formador Nelson Reis, com experiência profissional em Portugal e actualmente radicado no Reino Unido, explicou que a sua colaboração com os bombeiros de Santa Cruz surge da vontade de contribuir para a melhoria do serviço prestado à população.
Daí, defendeu a necessidade de investimento contínuo em equipamentos, técnicas e na articulação entre os diferentes intervenientes do sistema de socorro, sublinhando que os primeiros agentes de protecção civil são muitas vezes os próprios cidadãos.
Nelson Reis destacou ainda a criação da Rede Integrada de Emergência de Santa Cruz (RIESC), uma plataforma de comunicação via rádio satélite que permite a articulação entre bombeiros, delegacia de saúde e, futuramente, a Polícia Nacional, promovendo um padrão comum de comunicação.
Para o formador, a capacitação das equipas e da população é determinante, uma vez que pequenos procedimentos correctos podem salvar vidas antes da chegada dos meios especializados.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar