Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, considerou hoje, na cidade da Praia, que a qualidade e a propriedade intelectual não são meros conselhos técnicos, mas “alicerces estratégicos” para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
O governante, que fez estas considerações quando discursava no encerramento do 10º aniversário do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), reforçou a ideia de que a protecção dos direitos de autor e conexos é “fundamental”
O ministro expressou igualmente um “profundo agradecimento” ao IGQPI, e realçou o papel crucial do Instituto para o futuro de Cabo Verde, enfatizando que ao longo destes anos consolidou-se num “verdadeiro pilar” de suporte para Cabo Verde.
Lembrou que, ao implementar políticas públicas nas áreas da qualidade e da propriedade intelectual, o IGQPI não só respondeu às exigências dos tempos actuais, como também projectou uma visão para se preparar aos desafios vindouros da transição digital, da economia verde e azul, e a internacionalização das empresas cabo-verdianas.
Augusto Veiga reforçou o compromisso do Governo com o IGQPI e a sua missão de continuar a apoiar a instituição.
“O Governo continuará a apoiar e apostar numa actuação integrada, mobilizando recursos e cooperação para que os objectivos definidos sejam efectivamente alcançados, beneficiando toda a sociedade cabo-verdiana", acrescentou.
O discurso foi encerrado com uma mensagem de optimismo para o futuro. "Que este 10º aniversário seja, pois, um ponto de inspiração para os próximos 10 anos", afirmou o ministro, perspectivando que as conquistas celebradas sirvam de estímulo para novas metas, novos projectos e novas parcerias, sempre em benefício da economia nacional, da cultura, do empreendedorismo e, em última análise, do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar