Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – A escritora Vera Duarte destacou hoje, na cidade da Praia, a inovação no panorama literário cabo-verdiano durante a entrega dos prémios aos vencedores do concurso poético-literário que leva o seu nome.
Em declarações à imprensa, momentos antes da entrega dos prémios, através da editora Sankofa, a escritora Vera Duarte partilhou os seus sentimentos sobre ser a patrona de um novo concurso literário que leva o seu nome, destacando o seu significado histórico e a quebra de paradigma que o prémio representa.
“Até agora, os patronos dos concursos e das casas literárias sempre foram autores falecidos. Nunca houve um autor vivo, aqui em Cabo Verde, que fosse patrono de um concurso literário. Então, estão a quebrar o paradigma, a inovar no panorama literário cabo-verdiano”, afirmou Vera Duarte.
Vera Duarte expressou ainda o seu entusiasmo pela iniciativa, que visa promover a literatura entre os jovens de Cabo Verde.
Duarte, que dedica boa parte da sua obra à juventude, destacou que o prémio tem como foco precisamente essa nova geração de leitores e escritores, com a sua dedicação nos últimos anos à literatura infanto-juvenil.
Por seu turno, o director-executivo da editora Sankofa, Vanilson Teixeira, disse que o prémio surgiu da dinâmica que têm vindo a fazer, onde têm recebido vários trabalhos de autores, por isso houve a necessidade de criar um concurso para regularizar também o mercado editorial em Cabo Verde.
“Criámos o concurso poético Vera Duarte por ser uma referência e também, de acordo com a pesquisa que estávamos a fazer, as mulheres não têm tido a devida ênfase nas suas literaturas”, acrescentou Vanilson Teixeira.
Segundo a mesma fonte, o concurso premiou dois vencedores, num universo de 443 candidatos, na categoria Conto e outro na categoria Poema, sendo que os vencedores irão contar com um exemplar em direitos autorais, juntamente com um busto da escritora Vera Duarte.
André Ribeiro e Laurindo Rocha são os vencedores do concurso poético-literário Vera Duarte.
A Sankofa editora é uma empresa editorial cabo-verdiana voltada ao acolhimento e publicação de obras literárias, trabalhos de investigação, entre outros domínios da literatura.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar