São Filipe, 13 Mai (Inforpress) – A estrada de acesso à comunidade de Afonso Gil, em Ponta Verde, zona norte do município, inaugurada segunda-feira, 12, véspera das comemorações de Nossa Senhora de Fátima, é o concretizar de uma reivindicação de décadas.
Quem o disse foi o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, que presidiu a inauguração da estrada de acesso que contou com a presença dos moradores e de muitos emigrantes de Afonso Gil, lembrou que a estrada foi reivindica há várias décadas e destacou a "vontade política" como factor determinante para a realização do projecto.
Relembrou que a estrada foi prometida por “quase todos os presidentes” que o antecederam na câmara de São Filipe, mas que nunca saiu do papel.
Afirmou que quando chegou à presidência da câmara, numa visita aos Estados Unidos da América, os emigrantes lhe pediram a construção dessa estrada.
Segundo o mesmo, depois de ter reunido com a comunidade de Ponta Verde, que também colocou a construção deste troço de estrada como prioridade, percebeu que o problema não era apenas financeiro, mas de prioridade, e sublinhou que “tudo começa com vontade e que o dinheiro vem depois".
“A construção só foi possível após consulta à comunidade, que elegeu a obra como prioridade máxima. Não tínhamos todo o orçamento necessário, mas a população se comprometeu a ajudar” explicou Nuías Silva, que observou que o valor inicial que a edilidade tinha foi duplicado.
Com um custo total de pouco mais de seis mil contos, financiados pelo município, a estrada não só melhorou a acessibilidade, mas também gerou emprego público durante os meses de execução da obra, indicou a mesma fonte.
"Optamos por um modelo que permitisse à câmara executar directamente o projecto, criando postos de trabalho para a comunidade de Ponta Verde e zonas vizinhas e permitindo que o dinheiro ficasse na própria comunidade", destacou o presidente.
Além do benefício logístico, a obra fortaleceu a economia local, com moradores participando activamente, seja no transporte de materiais, no apoio aos trabalhadores ou no incentivo moral.
“Esta estrada é um sonho realizado, e agradeço a todos que contribuíram, directa ou indirectamente", completou Nuías Silva, que apontou que a câmara planeia novas intervenções em Ponta Verde, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das comunidades rurais.
Os moradores de Ponta Verde, sobretudo de Afonso Gil, manifestaram satisfação com a acessibilidade que permite a circulação de viaturas com mais segurança.
A inauguração da estrada, que contou com colaboração dos emigrantes de Afonso Gil nos Estados Unidos da América, foi enquadrada nas comemorações do dia 13 de Maio, dia da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima que cobre toda a parte do litoral norte de São Filipe, desde Às-Hortas até Campanas de Baixo e com sede na vila de Ponta Verde.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar