Porto Novo/Dia Internacional da Juventude: Jovens apontam o desemprego como principal preocupação

Inicio | Sociedade
Porto Novo/Dia Internacional da Juventude: Jovens apontam o desemprego como principal preocupação
12/08/24 - 01:03 pm

Porto Novo, 12 Ago (Inforpress) – Os jovens porto-novenses apontaram hoje o desemprego como principal preocupação e exortaram o Governo e a Câmara Municipal do Porto Novo a trabalharem para atender às necessidades da juventude local neste domínio.  

A Inforpress aproveitou o Dia Internacional da Juventude, que se assinala hoje, para falar com os jovens, muitos dos quais indicaram o desemprego como a principal inquietação, considerando que Porto Novo continua sendo “um município com poucas perspectivas” para esta camada social.

Avançaram que a falta de oportunidades tem obrigado muitos jovens a sair do concelho do Porto Novo à procura de “uma vida melhor” em outras ilhas, designadamente nas regiões turísticas do Sal e da Boa Vista.

“Não há trabalho para os jovens. Os que vão frequentar as universidades acabam por não regressar uma vez concluídos os estudos, porque aqui (Porto Novo) não temos oportunidades”, lamentou um dos jovens abordados pela Inforpress, mas que pediu para não ser identificado.

Os dados oficiais relativos a Porto Novo, a que a Inforpress teve acesso, dizem que este município tem uma taxa de desemprego jovem à volta dos 25 por cento (%).

Os jovens queixaram-se ainda de falta de espaços para a ocupação dos tempos de lazer em várias comunidades, reclamando da autarquia a criação de espaços desportivos na Ribeira dos Bodes, em Jorge Luís, nos planaltos Leste e Norte, em Chã de Norte, em Casa de Meio, em Ponte de Sul e em Monte Trigo.

Numa mensagem dirigida aos jovens por ocasião do Dia Internacional de Juventude, através de uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a edilidade porto-novense disse estar a trabalhar na busca de soluções para os problemas que os jovens enfrentam neste município.

“Temos vindo a trabalhar incansavelmente na busca de soluções para dar resposta às mais diversas necessidades dos jovens no domínio da formação profissional, emprego, saúde, mobilidade, ocupação dos tempos livres, entre outras acções”, lê-se na nota divulgada pela autarquia.

Em termos de formação profissional, a Câmara Municipal do Porto Novo disse ter formado nos últimos anos cerca de 300 jovens nos diferentes domínios, com “uma boa taxa de empregabilidade”.

O executivo camarário prometeu prosseguir com o programa de infra-estruturação desportiva no município, tendo lançado este fim de semana as obras de construção de uma placa desportiva em Alto São Tomé, num investimento a rondar os cinco mil contos.   

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, as localidades de Ribeira das Patas e Alto Mira, no interior do município, foram palco de um encontro da juventude com actividades desportivas, culturais e debates sobre temas de interesse para os jovens.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar