Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, no município do Porto Novo, apontou hoje a instalação de um entreposto agrícola como sendo o principal desejo da classe no vale agrícola para o presente ano.
Idarlino Fortes disse à Inforpress que se trata de uma infra-estrutura “há muito tempo” esperada pelos agricultores em Alto Mira, que desejam que o projecto “já prometido pelo Governo” seja implementado em 2025.
“É um projecto que ajudaria muito os agricultores tanto a nível de tratamento como de comercialização dos produtos, contribuindo para amenizar o problema de mercado que enfrentamos devido à questão de pragas”, explicou a mesma fonte.
Outra preocupação dos agricultores em Alto Mira prende-se com a falta de mão de obra, receando que este problema possa vir a comprometer a actividade agrícola nesse vale, um dos mais produtivos de Santo Antão.
Daí o desejo para 2025 de “encontrar pessoas para trabalhar na agricultura”, o que tem sido “cada vez mais difícil” no município do Porto Novo.
Porto Novo dispõe já de dois entrepostos agrícolas instalados na Ribeira da Cruz e no Tarrafal de Monte Trigo.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, assegurou que Alto Mira será a próxima zona a ser contemplada com um espaço de tratamento, embalagem e comercialização dos excedentes agrícolas.
Também em Alto Mira, um grupo de mulheres ligadas à agricultura tem estado à procura de parceiros com vista à criação nessa localidade de um centro de transformação de produtos agrícolas.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar