Porto Novo, 18 Fev (Inforpress) – O Governo está em vias de instalar uma unidade de frio para produção de gelo e conservação do pescado no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, cuja gestão será feita pela comunidade.
A garantia foi dada na segunda-feira, 17, pelo ministro do Mar, Jorge Santos, em reacção à preocupação dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo que se manifestaram contra o envolvimento de um privado na gestão da unidade de frio.
“Há uma decisão do Governo em instalar no Tarrafal de Monte Trigo um equipamento de frio para a produção de gelo e armazenamento do pescado e a sua gestão vai ser discutida com a comunidade”, sublinhou Jorge Santos, no final de uma visita de trabalho a Santo Antão.
O ministro do Mar tranquilizou os pescadores, assegurando que o modelo de gestão da unidade de frio será analisado com a associação de classe e com a comunidade, não descartando, contudo, a possibilidade de um privado, que já actua no fornecimento de combustível para a pesca, se encarregar da gestão da infra-estrutura.
A unidade terá a capacidade de produção diariamente cinco toneladas de gelo com recurso às energias renováveis para que o serviço prestado aos pescadores no fornecimento de gelo e conservação do pescado seja a um custo baixo, garantiu o governante.
A Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo exortou, semana passada, o Ministério do Mar a ter em conta esta organização na resolução do problema de conservação do pescado nessa comunidade piscatória.
O presidente desta associação, José da Luz, disse que a classe está contra o envolvimento de um privado na gestão da unidade de frio, informando que os pescadores querem assumir essa responsabilidade.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar