Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) promoveu hoje uma conversa aberta com alunos da Escola Pedro Gomes sobre o cancro no geral, que é considerado a segunda causa de morte no mundo.
A actividade acontece no âmbito do Dia Mundial da Luta contra o Cancro, assinalado hoje.
Segundo a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, esta iniciativa traduz-se numa obrigação do instituto em alertar a população sobre o cancro e falar sobretudo das medidas de prevenção e dos bons hábitos, para que as pessoas possam ter mais saúde e menos risco de apanharem o cancro.
“Sabemos que em Cabo Verde, o cancro da próstata, da mama e do tubo digestivo são os três que têm maior prevalência. Pelo que há necessidade de precocemente, alertar os jovens e as crianças de fazer um diagnóstico precoce, de fazer auto palpação mamária”, elencou a presidente do INSP.
Entretanto, conforme a mesma fonte, o encontro com os alunos centra-se na promoção de hábitos alimentares saudáveis com o intuito de evitar cancros que podem ser causados pela alimentação, pelo
alcoolismo e o tabaco e pela exposição ao sol, assegurando que são hábitos que devem ser adquiridos desde a infância.
Por outro lado, o director da Escola Pedro Gomes, Manuel da Luz Tavares, apontou a importância da iniciativa, da contribuição que os profissionais de saúde poderão dar aos alunos.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde revelam que o ano de 2022 foram registados 442 novos casos de cancro, distribuídos por sexo, 219 masculinos e 223 femininos.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar