Espargos, 13 Mai (Inforpress) – A Paróquia de Santo António, em Espargos, ilha do Sal, arrancou hoje, oficialmente, as actividades da festa do seu padroeiro, celebrado a 13 de Junho.
O dia de Santo António, que agora é feriado municipal na ilha do Sal, conta, este ano, com um leque de actividades de cariz religioso e cultural, iniciando já nesta segunda-feira a peregrinação da imagem de Santo António pelas localidades da ilha e actividades à volta do santo padroeiro.
Para o padre Eliseu Lopes, pároco da paróquia de Santo António, este ano, “depois de muitos pedidos, foi concedido o dia como feriado municipal”, o que permite que os devotos de Santo António possam tomar parte nas celebrações do dia que, este ano, coincide com o décimo aniversário da criação da paróquia.
“A partir de agora vai ser feriado nesse dia que, para os cristãos e para a comunidade católica é muito importante, porque temos um dia para louvarmos o santo que empresta o nome à nossa paroquia”, justificou.
Outrossim, Eliseu Lopes destacou que, ao longo deste ano, “a paróquia tem vindo a realizar outras actividades, reflectindo sobre o próprio Santo António”, com catequeses para consciencializar as pessoas sobre o santo padroeiro que já é celebrado há mais de 80 anos.
Durante um mês, até o dia 13 de Junho, várias actividades foram programadas por forma a envolver toda a comunidade salense, começando hoje com a peregrinação da imagem de Santo António até a localidade de Fátima, para celebração da missa que recorda a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em 1917.
Desde o dia seis de Maio e prolongando-se até o dia 13 de Junho, que decorre a primeira edição da taça Paróquia de Santo António.
No dia 25 de Maio a comissão organizadora realiza uma noite de gala, seguido no dia oito de Junho com uma serenata pelas artérias da cidade de Espargos e, logo no dia seguinte, realiza-se a grande feira de Santo António.
Já no dia 12 de Junho, contando com a presença do bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, toda a comunidade vai sentar-se à volta do tema “O papel da Igreja Católica no desenvolvimento da ilha".
No dia 13 de Junho, dia de Santo António, vai acontecer a Eucaristia solene em honra ao santo padroeiro de Espargos, pelas 11:00, seguida de almoço partilhado no pátio da igreja.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar