Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) - O presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, Daniel Spencer, destacou a necessidade de as rádios cumprirem a legislação sobre direitos autorais, indispensável para garantir remuneração justa para artistas e compositores.
No contexto das comemorações do Dia Mundial da Rádio, que se celebra anualmente a 13 de Fevereiro, Daniel Spencer, presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, alertou para a importância do pagamento de direitos autorais pelas emissoras de rádio.
Em declaração a Inforpress antes do workshop “Relet.i.son”, que abordou o tema “Licenciamento e Direitos Autorais”, Spencer referiu que a remuneração de artistas e compositores depende do cumprimento das leis pelas rádios.
“Há anos defendemos os direitos dos músicos e compositores. As rádios devem pagar pelo uso das músicas, pois a lei exige isso. Ninguém está acima da lei”, afirmou.
O presidente, que é músico e compositor reconhecido, também ressaltou que a sustentabilidade dos profissionais da música passa pelo respeito às normas e que as emissoras, tanto públicas quanto privadas, devem cumprir com as suas obrigações.
Spencer revelou que, apesar das dificuldades, já há avanços no licenciamento de usuários da música, no entanto, lamentou que as rádios continuem a apresentar resistência, principalmente no sector público.
“Tivemos conversas com o Governo, incluindo o secretário de estado-adjunto do primeiro-ministro, que é responsável pela pasta de comunicação social, e o primeiro-ministro, acreditamos que, em breve, essa situação será resolvida”, disse.
O workshop reuniu profissionais da comunicação e da música para discutir soluções que garantam um mercado mais justo e regulamentado, beneficiando artistas e promovendo uma maior valorização da produção musical cabo-verdiana.
CG/SR//ZS
Inforpress Fim
Partilhar