Ribeira Grande, 16 Jan (Inforpress) – O padre Bernardino Monteiro afirmou hoje que Santo Antão se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar de 2025, com eventos religiosos e culturais no dia 17 de Janeiro, em homenagem ao padroeiro da ilha.
Em declarações à Inforpress, o pároco explicou que o Ano Jubilar de 2025 tem como lema "Peregrinos de Esperança", uma oportunidade para renovar a fé e reforçar a esperança “em tempos difíceis”.
"O Papa, mesmo perante tantas adversidades no mundo, convida-nos a caminhar com a esperança de um futuro melhor. Encontrar-se com Deus é encontrar a razão e a esperança para dias melhores", afirmou.
O Ano Jubilar, conforme explicou o pároco, foi oficialmente iniciado a 24 de Dezembro, a nível mundial, e a 29 de Dezembro, na diocese do Mindelo, sendo agora a vez da ilha de Santo Antão celebrar este “grande momento” de fé.
A programação para o dia 17 de Janeiro, segundo a mesma fonte, começa com uma procissão, seguida pela celebração da Sagrada Eucaristia.
Os fiéis participarão, igualmente, na tradicional procissão pelas principais artérias da Povoação, num momento de união e devoção.
Após a missa, padre Bernardino frisou que haverá uma tarde cultural, com a participação de jovens locais, que vão promover actividades musicais e outras atrações.
"Além disso, será servido um almoço no Terreiro, com o objetivo de arrecadar fundos para o jubileu dos jovens, que se realizará em Julho deste ano", frisou.
A missa será presidida pelo padre Ronaldo Bernardo, diretor da Fazenda Esperança de Santiago, conhecido pelo seu trabalho com jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Depois de muitos anos a celebrar o dia da descoberta de Santo Antão, a 17 de Janeiro, apenas no município da Ribeira Grande, no ano passado, foi a vez do município do Paul comemorar a efeméride.
O município do Porto Novo ficou de fora, uma vez que cada município tem direito a apenas dois feriados, mas concedeu tolerância de ponto neste dia.
Este ano, segundo uma fonte, não haverá sessão solene devido à rotatividade, e a mesma seria realizada no Porto Novo.
No entanto, tendo em conta que a instalação dos novos órgãos municipais ocorreu há menos de um mês, ainda estão a organizar a casa.
O Dia de Santo Antão é comemorado a 17 de Janeiro e, reza a história, a ilha foi descoberta pelo navegador português Diogo Afonso, em 1462.
A mesma recebeu o nome de Santo Antão em consonância com o santo do dia da descoberta.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar