Sal Rei, 13 Sep (Inforpress) – O Siacsa alertou hoje que caso não sejam actualizados os salários de 2023 e 2024 e as promoções na carreira profissional dos funcionários da Câmara Municipal da Boa Vista de 2013 a 2024, vão avançar para a greve.
A ameaça foi feita hoje pelo presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa), Gilberto Lima, após um encontro com a câmara municipal para discutir as demandas laborais expostas pelos trabalhadores na reunião de quarta-feira, 11 de Setembro.
Segundo Gilberto Lima, são situações que merecem respostas urgentes e devem ser acauteladas pela autarquia antes do fim mandato, para não “se cair na tentação dos trabalhadores não conseguirem salvaguardar todos os seus direitos”.
O sindicalista disse que hoje constatou que o que se estava a pensar que fosse subsídio dos funcionários de saneamento é, na verdade, “uma situação de incumprimento em termos de aplicabilidade do salário mínimo nacional de alguns profissionais que trabalham nos mercados”, o que não é permitido por lei, de acordo com Gilberto Lima.
Relativamente às questões referentes ao saneamento, subsídios e materiais de proteção, o presidente do Siacsa afirmou vai se reunir novamente com os trabalhadores para lhes informar sobre o que ouviu da câmara e só depois tomarão uma decisão final sobre o processo reivindicativo dos funcionários.
O dirigente afirmou que há intenção por parte da câmara de resolver os problemas, mas que o sindicato também vai analisar as questões e ver onde deve haver cedência e onde não se pode ceder vão exigir pelo menos um prazo.
Caso contrário, ameaçou, vai se criar uma frente comum com os trabalhadores e ir à luta, porque nesse momento importa proteger a questão da atualização salarial e promoção na carreira dos trabalhadores e “o resto vai-se aguentando até um melhor desfecho da situação”.
A vereadora da Câmara Municipal da Boa Vista, Fabienne Oliveira, também se pronunciou após o encontro, afirmando que da mesma forma que se reuniram com o Sintap, fizeram o mesmo hoje com o Siacsa para abordar todas as “afirmações infundadas” feitas pelo sindicato na comunicação social.
A mesma garantiu que na reunião tiveram o cuidado de esclarecer ponto por ponto as questões e ficaram com a convicção de que o presidente do Siacsa saiu do encontro bastante esclarecido, principalmente na questão da actualização salarial de 2019 que já foi resolvida.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar