
Sal Rei, 30 Jan (Inforpress) – O Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa do Agrupamento 1 da Boa Vista promoveu, na Biblioteca Municipal, a final de um concurso de leitura focado na melhoria das competências de oralidade dos alunos, após diagnósticos apontarem lacunas nessa área.
O coordenador da Língua Portuguesa do Ensino Básico, Anildo Lopes, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de enfrentar as dificuldades dos estudantes na comunicação oral, detectadas em testes diagnósticos realizados pelos docentes.
Segundo aquele responsável, o projecto envolveu cerca de 90 alunos, do 5.º ao 10.º ano, e contou com um esforço de motivação activa por parte dos professores para incentivar a participação dos estudantes.
“O balanço foi positivo. Conseguimos realizar esta actividade de uma forma muito positiva”, afirmou o coordenador, destacando que o evento contou com o apoio de instituições, ONG, empresas e lojas da comunidade, envolvendo a sociedade civil para além das fronteiras da escola.
A mesa do júri contou com uma representante dos professores, a representante da Biblioteca Municipal, e com a participação da actriz e encenadora, Grécia Freitas, que elogiou o impacto da actividade no desenvolvimento da postura e dicção dos estudantes.
“Surpreenderam-me bastante porque vê-se logo que têm talento. Se for trabalhado, temos aqui futuros diplomatas, deputados e actores”, sublinhou a jurada.
Os grandes vencedores do concurso foram distribuídos por três ciclos, do 9.º/10.º destacou-se Naiany Fernandes, acompanhada no pódio por Maísa Fonseca e Sandra Estevão.
No escalão do 7.º/8.º ano, a vitória pertenceu a Rafaela Pires, que destacou o valor da persistência ao vencer após tentativas anteriores sem sucesso, e maior segurança e esperança após ter passado à primeira etapa, assim como a colegas Agatha Morais e Maya Brito, que ficaram no segundo e terceiro lugar respectivamente.
Já no grupo dos mais jovens, 5.º/6.º ano, Emeline Ramos conquistou o primeiro, Nila Almeida no segundo, e Diogo Santos no terceiro, este último sendo o único representante masculino entre os premiados, deixando um apelo aos colegas para que aproveitem os tempos livres para ler.
O Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa reforçou que o sucesso do evento demonstra a importância de criar o gosto pela leitura para o desenvolvimento integral dos alunos da ilha, e confirmou que a iniciativa terá continuidade no próximo ano lectivo com melhorias no projecto.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar