Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – A organização filantrópica americana Mentors International realiza neste sábado, 08, a segunda edição da Feira de Empreendedorismo com a participação de 50 expositores beneficiários do programa de erradicação da pobreza.
Em entrevista exclusiva à Inforpress, a directora nacional da Mentors International em Cabo Verde, Mónica Cardoso, explicou que a feira se enquadra no âmbito das comemorações dos dois anos da organização, que celebra sobretudo o comprometimento e o resultado dos projectos de erradicação da pobreza.
Através de acções de capacitação gratuita, programas de mentorias destinados à criação de negócios e programas de acesso à microcrédito, Monica Cardoso salientou que a equipa, formada por dez membros, têm envidado esforços para que as “pessoas alcancem a autossuficiência e a prosperidade”.
“São 50 beneficiários dos nossos programas de erradicação da pobreza, pessoas que não tinham nenhuma qualidade de vida, pois, estavam desempregadas, mas hoje em dia, através dos nossos programas, já têm os seus próprios negócios em áreas diversificadas”, explicou, avançando que a principal missão da organização é o empoderamento das famílias.
Os expositores, adiantou, são empreendedores das áreas de produtos alimentares, artesanato, serviços, pintura e, inclusive, dono de restaurante móvel que será montado ao vivo para venda de pratos típicos de Cabo Verde.
“Estamos a contar com uma grande afluência de pessoas, já que é realizado no sábado, das 9:00 da manhã às 17:00 da tarde e já temos a confirmação de grandes entidades do nosso Governo também que irão visitar e conhecer mais desta organização”, destacou.
Segundo Mónica Cardoso, além do empoderamento económico das famílias mais vulneráveis, outro foco tem sido fortalecer a mentalidade destas pessoas para “saírem do ponto A para o ponto D” com programas específicos de desenvolvimento pessoal.
“Tralhamos fortemente a mentalidade porque se houver mudança de mentalidade, consequentemente, mudará também a vida económica dos nossos beneficiários”, enfatizou.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar