Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) - O Presidente da República destacou hoje a necessidade de fazer bom uso da Inteligência Artificial (IA) visando fortalecer as instituições democráticas, promover o desenvolvimento sustentável e dignidade humana.
José Maria Neves, que discursava na sessão solene das comemorações do Dia da Liberdade e da Democracia, 13 de Janeiro, na Assembleia Nacional, advertiu sobre os impactos negativos da IA no cenário político, como a disseminação de desinformação e teorias da conspiração que podem minar a confiança nas instituições democráticas.
O chefe de Estado destacou a importância da regulamentação da IA, que, segundo ele, embora traga inovações significativas também impõe riscos à integridade das democracias.
Referiu igualmente sobre o potencial da IA para impulsionar setores-chave como saúde, educação, e economia, e convocou todos a reflectirem sobre as soluções inovadoras capazes de transformar Cabo Verde nos próximos 50 anos.
O mais alto magistrado da nação também enfatizou a necessidade de uma cidadania bem informada e engajada, destacando que a desinformação é uma das maiores ameaças à democracia digital.
Em seu discurso durante a sessão solene, o Presidente da República prestou homenagem aos partidos fundadores da democracia no país - UCID, PAICV e MpD - destacando a importância do respeito mútuo no debate político e o papel vital da oposição democrática para o fortalecimento do regime.
José Maria Neves também mencionou a relevância de garantir que os direitos das minorias sejam respeitados para assegurar a saúde e a vitalidade da democracia.
“Em tempos de policrise, a serenidade e a contenção são essenciais. Mesmo diante de excessos de linguagem e atitudes desrespeitosas, é preciso manter a calma e a responsabilidade para garantir a estabilidade política e institucional do nosso país”, afirmou o chefe de Estado, ressaltando seu compromisso com o equilíbrio e a boa governança.
“É tempo de unir forças, respeitando nossas diferenças, para avançarmos com uma transformação inteligente e acelerarmos a nossa evolução”, concluiu José Maria Neves, destacando o lema da XIV Semana da República: “Cabo Verde 2075: Novas possibilidades - Transformação inteligente”.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar