Tarrafal: Público avalia positivamente o primeiro dia do festival Nhu Santo Amaro

Inicio | Cultura
Tarrafal: Público avalia positivamente o primeiro dia do festival Nhu Santo Amaro
12/01/25 - 11:58 am

Tarrafal, 12 Jan (Inforpress) – O público avaliou positivamente o primeiro dia do Festival Nhu Santo Amaro, que “foi salvo” pelo nível dos artistas que passaram pelo palco e pelo civismo dos festivaleiros, mas criticaram a organização pelo atraso de duas horas.

O primeiro dia do festival de música “Nhu Santo Amaro 2025” arrancou por volta das 00:00 horas, duas horas mais tarde do que o horário anunciado inicialmente, um ponto que foi alvo de crítica pelos festivaleiros, que reclamaram o tempo de espera entre a actuação de um artista para outro, em alguns casos.

Mesmo com o atraso, o grupo Voz di Liberdadi fez a abertura do certame num ambiente ainda de pouco público, mas Aldina Borges, porta-voz do grupo, agradeceu os que estiveram presentes, a quem apresentou um pouco do trabalho do grupo que “tem algumas novidades a caminho para 2025”. 

Para dar continuidade à actuação dos talentos locais subiram ao palco as batucadeiras Fidju Santo Amaro, MC Luciano e Monteiro XIX, que foram aquecendo o público para a actuação do Princezito, que sentiu a vibração do “seu público” que, conforme disse, conhece desde menino e teve a oportunidade de apresentar o seu repertório bem conhecido pelos festivaleiros que cantaram e dançaram com o artista.

Djy Indiferente deu seguimento às actuações da noite e de seguida, Matias Damásio, um dos artistas “mais esperado da noite”, segundo o público, subiu ao palco, onde por 60 minutos vibrou e sentiu o calor de todos que se encheram no areal.

Aliás, todos os artistas tiveram o seu público, num cenário bem composto, mas o Matias Damásio conseguiu preencher praticamente todos os cantos do recinto, e todos acompanharam o artista do 1º ao último minuto do seu espetáculo.

À imprensa, o artista disse que é a primeira vez que sobe ao palco do Festival Nhu Santo Amaro, mas a quarta em Cabo Verde e sempre foi “bem-recebido”.

O artista angolano aproveitou para anunciar um novo álbum previsto para o mês de Março de 2025 e uma tournée para comemorar os 20 anos de carreira, onde espera passar por Cabo Verde novamente.

Zé Delgado foi o próximo artista a subir no palco do Festival Nhu Santo Amaro. Esta foi a sua primeira actuação e o seu show foi um autêntico “lembra tempo”, conforme o mesmo declarou na sua apresentação. Á imprensa disse que o público foi “impecável” e que após a apresentação deste “lembra tempo” já tem planeado para o próximo mês de Fevereiro o lançamento de um novo trabalho que vai manter a essência de sempre do artista.

Por volta das 6:30, Matagal aproveitou a agitação do público que já estava todo movimentado e levou-o ao rubro, principalmente os mais jovens que levantaram a poeira do chão no local.

Quem teve a responsabilidade de manter o público activo e vibrante mesmo com o sol que já se sentia no local foi a Ceuzany que, com o seu “vibe”, preparou o público para receber logo a seguir o grupo Face a Face que também relembrou o público os seus sons mais clássicos.

Depois das 9:00 Fidju di Brianda encerrou com “chave de ouro” o primeiro dia deste certame musical, pese embora tenha ficado por actuar o artista Trakinuz, que vai subir ao palco no segundo dia do espectáculo.

Tirando os constrangimentos do atraso, Manuel Coelho deu nota positiva ao festival, pelos artistas que desfilaram pelo palco, assim como o Nilson Horta que corroborou da mesma opinião, enaltecendo não só o nível dos artistas, mas também o civismo do público presente.

Suzete é uma artista, mas hoje esteve como público que também elogiou a performance e a actuação de cada um que passou por este palco, mas pediu um pouco mais de organização, não só no que tange aos horários, mas também em ter mais pontos de venda de bilhetes para evitar filas, assim como outras entradas e saídas do recinto do certame.

O grupo de vendedores ambulantes demonstrou-se também “satisfeito” com o evento, pois com a enchente de gente na Orla Marítima de Ponta D´Atum, local onde foi realizado o certame, conseguiu vender alguns produtos, tendo a expectativa de que neste domingo vai ser ainda melhor.

Para este domingo, segundo e último dia, a partir das 22:00, vão brilhar no palco os talentos locais, Mural Vallete, Pilon, Jennifer Dias, Elji, Kino Cabral,, Ruben Teixeira, Paulinha e Bedja KP.

Para assinalar as festividades do santo padroeiro deste município do interior de Santiago foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde o mês de Dezembro.

As festividades terão o seu ponto alto no dia 15, com uma procissão e missa em honra do santo padroeiro, na Igreja Matriz Santo Amaro Abade.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar