Porto Novo: Safra de cana sacarina já anda nos principais vales agrícolas do município

Inicio | Economia
Porto Novo: Safra de cana sacarina já anda nos principais vales agrícolas do município
08/01/25 - 12:54 pm

Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – A safra de cana de açúcar já começou nos principais vales agrícolas no município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, confirmaram hoje à Inforpress os produtores agrícolas.

No Tarrafal de Monte Trigo, Graciano Évora, produtor do grogue, disse que a colheita de cana sacarina nessa localidade anda com normalidade, apesar do problema de mão-de-obra que, nos últimos anos, tem condicionado a actividade agrícola nessa zona.

Na Ribeira da Cruz, o também produtor da aguardente Marcelino Medina informou que, igualmente, nesse vale, um dos mais produtivos do município do Porto Novo, a colheita de cana de açúcar já decorre, sendo a falta de trabalhadores a principal preocupação.

Na Ribeira das Patas, o representante dos agricultores, Arlindo Delgado, afiançou à Inforpress que o corte de cana sacarina começou na normalidade nessa bacia hidrográfica, onde também se depara com o problema de mão-de-obra.

Em Alto Mira, outro vale Agrícola importante do concelho, os agricultores ultimam, nesta altura, os preparativos para iniciar a safra de cana de açúcar, avançou o presidente da associação local dos agricultores, Idarlino Fortes.

Nos últimos anos, os produtores do grogue do município do Porto Novo têm estado a pedir ao Ministério da Indústria, Comércio e Energia a antecipação do período da industrialização do grogue para 01 de Dezembro.

Através de uma exposição enviada recentemente a esse ministério, os produtores sugeriram a revisão da lei que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde por forma a permitir a antecipação do início da safra de cana sacarina neste município.

Para os agricultores, seria mais benéfico para a classe que a safra de cana sacarina neste município começasse no primeiro dia de Dezembro, altura em que a cana já atinge a “fase de maturação”, e terminasse em Abril.

O decreto-lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro, que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde, diz que o período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar