Sal Rei, 06 Dez (Inforpress) – A 21ª edição do Ultra Trail vai reunir este sábado, 07, na Boa Vista, 68 atletas da Europa e de Cabo Verde, num dos circuitos mais difíceis a nível mundial em três percursos de 42, 75, 150 quilómetros.
Segundo o responsável pela logística do evento, Francesco Lazzari, inicialmente era apenas a Ultra Marathon de 150 quilômetros de volta à ilha, agora terá a Eco Marathon e a Salt Marathon de 42 e 75 quilômetros respectivamente.
Francesco Lazzari disse que para este ano o Ultra Trailer prevê a participação de 68 atletas nas três categorias, oriundos de vários países da Europa, como Itália, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Inglaterra, e Austrália, além do grupo de atletas cabo-verdianos de várias ilhas, convidados pela organização.
“A nível mundial, o circuito do Ultra Trail da Boa Vista é considerado uma das três provas mais difíceis que há nos eventos anuais. Talvez seja por isso que não vamos ter um número exorbitante de atletas, porque realmente é muito difícil. Mas, ao mesmo tempo, é uma corrida incrível, porque ocorre entre dois grandes cenários da natureza, que são o deserto e o oceano”, afirmou Francesco Lazzori.
A largada dos atletas está prevista para as 07:00 horas de sábado, 07 de Dezembro, a partir do Centro de Artes e Cultura de Sal Rei, com passagens por Cabo Santa Maria, Espingueira, Bofarreira, Deserto de Viana, Chaves, onde os atletas do percurso de 42 quilômetros regressam ao ponto de partida em Sal Rei.
Os outros atletas vão prosseguir para Varandinha, Santa Mônica, e tem o tempo limite de 16 horas para chegarem a Curral Velho, onde termina a corrida de 75 quilômetros.
Os atletas dos 150 quilômetros vão continuar para Ervatão, Morro Negro, Farol, povoado de Fundo das Figueiras, Gatas, voltam por Espingueira, via o antigo caminho de Rabil, e chegam a Sal Rei no domingo, 08 de Dezembro.
Durante todo o percurso a organização vai garantir suporte aos atletas com seis viaturas, três moto 4x4, assistidos por quatro médicos locais e três provenientes da Europa.
Segundo Francesco Lazzori, além da vertente desportiva, a maratona tem como objetivo mostrar a possibilidade de organizar eventos do tipo na ilha, que fomentam o turismo, o trekking, promovendo a sinergia entre atletas europeus e atletas locais, e também a preservação ambiental.
O Ultra Trailer é um evento idealizado por Pier Giorgio Scaramelli, residente na ilha, e organizado em parceria com o grupo desportivo Frieasian Team, e conta o apoio da câmara municipal e empresas nacionais.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar