Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O lançamento oficial do projecto Mulheres em Movimento (FEM) da organização não-governamental (ONG) Cabralistes acontece no sábado,18, na zona de Achada Grande Trás, na cidade Praia.
O projecto, segundo o coordenador da ONG, Eddy Correia, visa promover a inserção socioeconómica de 100 mulheres com idades entre os 16 e os 35 anos provenientes de diversos bairros prioritários da capital.
Segundo a mesma fonte, o projecto procura fortalecer o papel das mulheres como agentes de mudança e pilares do desenvolvimento comunitário.
Com esta iniciativa, explicou, essas mulheres terão a oportunidade de receber formação profissional, acompanhamento personalizado e apoio à integração no mercado de trabalho.
O projecto FEM é implementado pela ONG Cabralistes em parceria com várias organizações locais, financiado no âmbito do programa “A Francofonia com Elas” da Organização Internacional da Francofonia (OIF).
O evento de lançamento será um momento de celebração e de partilha, marcando o início de “uma nova etapa de emancipação e valorização” das mulheres cabo-verdianas, segundo a mesma fonte.
Durante o evento, será apresentado o plano de acção do projecto, seguido de momentos culturais e testemunhos das beneficiárias.
Como parte desta celebração, acontece ainda um "Festival de Kuskus", preparado e confeccionado pelos homens, que também serão responsáveis por servir as mulheres durante o evento.
Este gesto simbólico pretende valorizar o papel da mulher cabo-verdiana e, ao mesmo tempo, promover a integração e o envolvimento dos homens neste movimento de igualdade e reconhecimento mútuo, de acordo com Eddy Correia.
Durante o passado mês de Setembro, 38 mulheres da cidade da Praia integraram e beneficiaram deste projecto, com acompanhamento dos educadores da ONG Cabralistes.
Estas mulheres participam em diferentes formações profissionais, de acordo com os seus interesses e objectivos de inserção no mercado de trabalho, das quais, 13 já iniciaram uma formação em Estética, nove em Cuidador de Infância, seis em Cabeleireiro, três em Serviços Administrativos e de Atendimento a Clientes e Utentes, quatro em Serviço de Andares e Lavandaria e três em Restauração e Bebidas.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar