Espargos, 23 Mar (Inforpress) - O meteorologista José Pimenta destacou hoje que o INMG tem alcançado nos últimos tempos, melhoria de capacidades, permitindo assim transmitir informações precisas para a salvaguarda de vidas e bens, especialmente num cenário de alterações climáticas.
José Pimenta fez essa constatação ao falar do Dia Mundial de Meteorologia, que se celebra a 23 de Março, para assinalar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.
“De facto, quando comecei a trabalhar ainda não tínhamos as capacidades que actualmente temos à disposição. Os satélites meteorológicos foram evoluindo de uma forma muito rápida, os computadores, que cada vez tem maior capacidade para rodar modelos matemáticos de grande peso e antigamente não tinha isso”, explicou.
“É uma evolução interessante e temos actualmente muitas pessoas interessadas e a querer inteirar-se como que uma ou outra situação pode ser melhor entendida e melhor utilizada para o caso. (…) estamos numa época em que a OMM está a apelar cada vez com maior inexistência para um cuidado com o nosso clima porque os fenómenos extremos estão a acontecer cada vez em maior quantidade e em níveis cada vez muito superior”, continuou.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) lembrou ainda que o lema deste ano “Na linha da frente da acção climática”, é para chamar atenção de se ter instituições e organizações preocupadas com as mudanças climáticas, mas sempre que possível, tirar o melhor proveito das informações dos profissionais da área que trabalham a pensar no melhor para a população.
Por isso, asseverou que o mundo está a presenciar aquilo que a meteorologia tem vindo a alertar a largos anos, e a título de exemplo, destacou os momentos “anormais” de altas temperaturas no país nos finais de Fevereiro e início de Março.
“Apelamos às pessoas para que sempre que tenham acesso a informações sobre o clima, procurarem inteirar-se da melhor informação para o local e filtrar os dados de fontes fidedignas e onde há profissionais a trabalhar para uma melhor informação à população”, concluiu.
O Dia Mundial da Meteorologia, que se celebra a 23 de Março, visa alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas, assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar