Profissionais e voluntários da Cruz Vermelha recebem formação sobre mobilidade dos idosos e pessoas acamadas

Inicio | Sociedade
Profissionais e voluntários da Cruz Vermelha recebem formação sobre mobilidade dos idosos e pessoas acamadas
15/04/24 - 05:43 pm

Cidade da Praia, 15 Abr (Inforpress) - O Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) promove esta terça-feira, 16, uma formação destinada aos profissionais e estagiários sobre a mobilidade dos idosos e pessoas acamadas.

Em declarações à Inforpress, o presidente do Conselho Local da Praia, Celestino Afonso, referiu que a formação permite reforçar as parcerias internacionais e abrir horizontes para a troca de experiência com médicos cabo-verdianos na diáspora cabo-verdiana.

“Esta formação é destinada a profissionais, voluntários, estagiários do Centro da Terceira Idade da Cruz Vermelha e também outras pessoas interessadas em participar. Queremos com esta iniciativa munir os profissionais de técnicas necessárias para a realização das tarefas”, explicou.

Celestino Afonso salientou ainda que, além de reforçar as competências técnicas dos profissionais da Cruz Vermelha, a acção de formação irá permitir ao Conselho Local da Praia, mapear as dificuldades e os desafios existentes em matéria de cuidados de pessoas idosas.

“É nesta perspectiva que queremos dar continuidade a uma série de acção de capacitação e ter profissionais melhores habilitados porque queremos contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos e proporcionar uma maior aproximação entre os técnicos e os idosos do nosso centro de atendimento”, indicou.

Celestino Afonso informou que neste momento, o Centro Dia da Cruz Vermelha funciona normalmente e conta com a inscrição de 28 idosos que diariamente frequentam o espaço, adiantando que o serviço a domicilio beneficia oito idosos.

“Em termos de mobilidade dos idosos, se calhar esta questão necessita de mais investigação, formação”, afirmou, apontando os desafios enfrentados como a dispersão de bairros e a questão da acessibilidade.

A Cruz Vermelha de Cabo Verde é a primeira organização de cariz humanitário e comunitário a existir no país. O decreto-lei nº 2/75, constante do Boletim Oficial nº 3, que institui a “Associação da Cruz Vermelha de Cabo Verde”, foi publicado no dia 19 de Julho de 1975, ou seja, 14 dias após a independência nacional.

Tem por missão prevenir e atenuar o sofrimento humano, com imparcialidade e sem qualquer discriminação, nomeadamente de nacionalidade, raça, sexo, classe, religião ou ideologias políticas.

CM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar