Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – Oito profissionais das energias renováveis receberam hoje, na Praia, o certificado regional, após conclusão de exame de competências de Sistemas Solares Fotovoltaicos Fora de rede, nível I, que decorreu de 17 a 19 de Outubro.
Trata-se do primeiro grupo de certificação de técnicos nacionais e de âmbito regional que tem por objetivos qualificar profissionais das energias renováveis e promover a segurança da instalação de equipamentos de energias renováveis e eficiência energética.
Neste sentido, segundo o coordenador do Programa Regional de Certificação de Competência na Área de Energia Sustentável, Claudino Mendes, o objectivo foi certificar os profissionais que trabalham na área de energia solar fotovoltaico, permitindo assegurar a qualidade e reforçar a segurança da instalação de equipamentos de energias renováveis.
“Em Cabo Verde não é tão perceptível, mas em outros países há pessoas que trabalham nesta área sem qualquer preparação profissional, porque estão habituados a fazê-lo, então consequências têm sido grave, em vários países, como por exemplo, são pessoas que acabam por ter queimaduras, é o sistema que não funciona ou são equipamentos de baixo qualidade”, notificou o coordenador.
Conforme Claudino Mendes, inicialmente eram 21 inscritos, mas apenas oito conseguiram atingir o mínimo necessário, porque foram avaliados no decorrer do exame.
“Então para minimizarmos os impactos no sistema solar fotovoltaico, a CEDEAO implementou um sistema de certificação baseado na norma ISO 17024 que define qual o critério e competência mínimo profissional para que um profissional possa exercer a função corretamente”, indicou a mesma fonte.
Para o técnico Edmir Correia, para além de aprimorar as técnicas de instalação e manuseamento dos equipamentos ter o reconhecimento regional também representa um ganho a nível profissional.
“Fomos avaliados perante todos os processos de instalação de um sistema isolado da rede e medições. É uma área sensível e que exige maior aperfeiçoamento e esta acção foi mais um reforço para aprimorar o conhecimento”, disse Edmir Correia.
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, ao presidir ao acto, afirmou que o reconhecimento de excelência e competência técnica no domínio das instalações nos Sistemas Solares Fotovoltaicos Fora de Rede coloca os profissionais numa outra posição em termos de acção e de exercício de serviços na área, para além do reconhecimento regional.
O exame de competências ou a acção de formação para certificação de técnicos foi promovido no âmbito da política de energias renováveis da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética (CEREEC) e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar