Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) – O Programa Pro PALOP-TL – Fase III promove esta terça-feira, 02, na Praia, um workshop de dois dias dedicado à monitoria social das políticas públicas e à promoção de orçamentos abertos e transparentes, informa uma nota da organização.
De acordo com a mesma nota, a iniciativa, organizada em parceria com a Plataforma das ONG e o Fórum CV, conta com a participação de 25 representantes da sociedade civil e da comunicação social, e faz parte do programa conjunto de promoção e disseminação de informação do público sobre os processos e as políticas orçamentais em Cabo Verde.
O objectivo central do referido workshop é fortalecer o papel das organizações da sociedade civil em matéria de finanças públicas, incentivando a participação cidadã e desenvolvendo competências para a análise e monitoria das políticas públicas ao longo do ciclo orçamental.
Esta acção, adianta a nota, pretende consolidar o compromisso das organizações da sociedade civil e dos médias na promoção da transparência orçamental e da participação dos cidadãos no ciclo orçamental.
Prevê-se com este workshop o reforço das competências práticas para a análise e monitoria de políticas públicas e execução orçamental, consolidação do papel das organizações da sociedade civil como actores-chave da governação democrática, maior envolvimento da sociedade civil na construção de orçamentos mais abertos, transparentes e participativos.
O Programa Pro PALOP-TL, actualmente na fase III, financiado pela União Europeia e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e tem como objectivo reforçar a governação económica, a transparência e a prestação de contas nos PALOP e em Timor-Leste, promovendo a capacitação e o desenvolvimento institucional.
CM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar