
Porto Inglês, 07 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa entre os dias 9 e 10 de Outubro, na segunda edição do Fórum Global Gateway, que decorre em Bruxelas.
O Fórum Global Gateway é um encontro de alto nível que reúne líderes governamentais, representantes de instituições financeiras, do sector privado e da sociedade civil, com o objectivo de explorar estratégias inovadoras para ampliar os investimentos do programa Global Gateway nos países parceiros.
Esta segunda edição sucede ao encontro inaugural de 2023, que contou igualmente com a presença do chefe do Governo cabo-verdiano e resultou no anúncio de um pacote de financiamento significativo para Cabo Verde, abrangendo as áreas das infra-estruturas portuárias, da energia e do digital, cujos acordos já se encontram em fase de pré-arranque.
De acordo com uma nota do Governo, a participação de Cabo Verde no Fórum reafirma o valor estratégico da Parceria Especial com a União Europeia, em vigor desde 2007, considerada um modelo de cooperação inovador que tem promovido um diálogo político intenso e sistemático, com impacto positivo nas relações económicas e de desenvolvimento.
Ulisses Correia e Silva proferirá o seu discurso na sessão de abertura dos chefes de Estado e de Governo, destacando a importância da cooperação com a União Europeia, o elevado nível de diálogo político e as oportunidades criadas pelos investimentos do Global Gateway para o desenvolvimento de Cabo Verde.
O governante deverá ainda incentivar o sector privado a tirar maior proveito dos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro deste programa europeu.
Em paralelo ao Fórum, estão previstos encontros bilaterais entre o primeiro-ministro e altos representantes das instituições europeias.
Segundo a mesma nota, esta deslocação reforça o compromisso de Cabo Verde em consolidar a sua parceria especial com a União Europeia, promovendo a cooperação nos domínios da segurança, economia azul, transição energética, transformação digital, produção de hidrogénio verde e mobilidade, com o objectivo de alcançar, a médio prazo, um regime de livre circulação com o espaço europeu.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar