Primeiro-ministro em Yokohama para a 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre África

Inicio | Cooperação
Primeiro-ministro em Yokohama para a 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre África
18/08/25 - 01:06 pm

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa de 20 a 22 de Agosto na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9), que decorre em Yokohama, Japão.

A conferência, que este ano tem como lema "Fortalecimento das Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Continente Africano", visa reforçar a cooperação entre o Japão e os países africanos em áreas-chave.

Conforme um comunicado do Governo, a agenda oficial do primeiro-ministro começa no dia 20 de Agosto com uma intervenção no evento oficial "Construir um Sistema Alimentar Resiliente e uma Economia Local em África, ancorada na Economia Azul e na Agricultura", organizado pela Sasakawa Peace Foundation.

O evento contará também com a presença do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e foca-se na cooperação em sectores estratégicos como a economia azul sustentável e a gestão de recursos marinhos e a agricultura – áreas nas quais Cabo Verde e Japão podem exercer liderança regional e internacional.

Ainda no mesmo dia, Ulisses Correia e Silva participa na cerimónia de abertura da TICAD 9 e na plenária sobre Paz e Segurança.

No dia 21 de Agosto destaque para a cerimónia de assinatura de memorandos, e a plenária dedicada à Economia, que decorre entre as 09:00 e as 11:40.

Durante a tarde, está agendado um encontro bilateral com Shigeru Ishiba, seguido de um jantar de gala.

Já no dia 22, o chefe do Governo participa na plenária sobre Sociedade e na sessão de encerramento da conferência.

A visita oficial inclui ainda uma cerimónia de chá no Palácio Imperial, exclusiva para chefes de Estado ou de Governo, e um encontro com responsáveis da Toyota Tsusho Corporation.

De acordo com o comunicado, a participação na TICAD 9 "reforça a parceria estratégica entre Cabo Verde e Japão", sublinhando o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a valorização dos recursos marinhos.

TC/CP
Inforpress/Fim

Partilhar