Primeiro bastonário da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde empossado hoje

Inicio | Sociedade
Primeiro bastonário da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde empossado hoje
18/11/24 - 05:24 pm

Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) – O psicólogo Daniel Lopes foi empossado hoje, na cidade da Praia, como primeiro bastonário da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde, após uma eleição realizada pela classe no dia 24 de Outubro do corrente ano.

Durante o acto cerimonial da tomada de posse que teve lugar no campus da Universidade de Santiago (US), o psicólogo Daniel Lopes, apontou a criação da ordem como um “marco importante e significativo” no reconhecimento da profissão em Cabo Verde.

Daniel Lopes destacou também que a Ordem pretende criar uma linha estratégica para “dar respostas” às necessidades do país priorizando a concepção do código de ética dos profissionais.

“Nós, na nossa linha estratégica de acção, definimos alguns pontos, um dos pontos prioritário será sem dúvida a concepção do código de ética profissional de psicólogo, (…) uma cédula profissional dos psicólogos. Vamos apostar mais na especialização e subespecialização da classe no que diz respeito à sua actuação, e vamos ver com o ministério alguns aspectos”, disse, acrescentando que a Ordem pretende também apostar na investigação na área da psicologia.

O bastonário da Ordem dos Psicólogos apontou ainda como prioridade o compromisso com a valorização da profissão e o fortalecimento da saúde mental, considerando os profissionais da psicologia como “um dos actores principais” da problemática.

Ao usar da palavra, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, realçou que a Ordem foi criada “num momento crucial” e neste que foi declarado como o ano da saúde mental.

“Nós estamos num momento crucial em que tem de haver pacto, tem de haver junção de esforços, sobretudo, numa área como é a área psicológica que todos nós sabemos que precisamos juntar as nossas forças para trabalharmos cada vez mais juntos”, afirmou.

A governante sublinhou também que junto da Ordem o Ministério pretende trabalhar para que qualquer cidadão possa viver com “mais e melhor qualidade de vida”. 

DV/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar