Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O Presidente da República desloca-se, de 20 a 25 de Setembro, aos Estados Unidos para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas e na Cimeira do Futuro que reúne líderes mundiais para debater o futuro da humanidade.
“Estou entusiasmado e esperançoso em como esse encontro contribuirá para actualizarmos os dados sobre os desafios que se colocam ao mundo nos domínios da paz e da segurança, das migrações, das mudanças climáticas, da governança global, da ciência e da tecnologia e do financiamento do desenvolvimento”, escreveu o Presidente da República na sua página na rede social.
Formar políticas públicas inteligentes e eficazes voltados para a construção de um mundo melhor no futuro é outros dos objectivos do encontro em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
José Maria Neves realçou ainda no seu ‘post’ que se encontrou terça-feira, 03, com a representante do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, com a qual teve a oportunidade de falar sobre a importância e as expectativas em relação ao encontro.
O objectivo é debruçar-se sobre o “como” todos podem melhorar a cooperação para concretizar as ambições e objectivos e como melhorar as necessidades do presente e preparar para os desafios do futuro, precisou.
A anteceder a Cimeira do Futuro (22 e 23), conforme escreveu o Chefe de Estado, serão organizados os chamados Dias de Acção (20 e 22) dedicados à juventude, onde participam representantes juvenis e da sociedade civil, e líderes mundiais para debaterem e identificarem soluções sobre temas e desafios actuais nas áreas de alterações climáticas, construção da paz e resolução de conflitos, a ciência e tecnologia, a governança global e o financiamento do desenvolvimento.
José Maria Neves disse ainda que foi convidado pelo Secretário Geral das Nações Unidas para discursar na sessão de abertura dos Dias de Acção.
Neste âmbito, espera-se que as lideranças políticas presentes na cimeira adoptem um Pacto do Futuro, que deve incluir o ‘Pacto Digital Global e a Declaração de Compromisso com as Futuras Gerações’, ajudando assim na implementação e concretização dos objectivos estabelecidos na Carta das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Agenda 2030, no Acordo de Paris, na Agenda de Acção de Adis Abeba, entre outros compromissos assumidos pela ONU e outros organismos internacionais.
A cimeira é um evento de alto nível que reúne líderes mundiais para estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e de salvaguardar o futuro, e é considerada como uma oportunidade única para reconstruir uma confiança fragilizada e demonstrar que a cooperação internacional pode enfrentar eficazmente os desafios actuais, tais como os passados e futuro.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar