São Filipe, 06 Set (Inforpress) – O Tribunal da Comarca de São Filipe, na ilha do Fogo, aplicou como medida de coacção a apresentação semanal às autoridades a um indivíduo flagrado a abater tartaruga marinha numa das praias de São Filipe.
O indivíduo que foi detido em flagrante delito pelas autoridades policiais acompanhado pelos responsáveis da Associação Projecto Vitó, foi apresentado sexta-feira, ao poder judicial para o primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.
Segundo o presidente da Associação Projecto Vitó, Paulo Pina, o indivíduo que foi detido estava acompanhado de um outro que se encontra foragido das autoridades.
Os dados da associação relativos à campanha de desova de tartarugas, desde 15 de Junho, início da campanha até final de Agosto, há registo de pelo menos oito abates de tartarugas, sendo seis na ilha do Fogo e dois na Reserva Integral de Ilhéu Rombos.
O número de abate pode ser maior, já que o cálculo da associação baseia-se nas carapaças de tartarugas encontradas.
Os dados da campanha apontam para um total de 739 ninhos registados, dos quais 581 nas praias da Reserva Integral dos Ilhéus Rombos e 158 nas praias da ilha do Fogo.
Em termos de rastos foram contabilizados um total de 1.515, sendo a maioria, 1.311 nos Ilhéus e 204 nas praias da ilha do Fogo.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar