Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional representa Cabo Verde na 149ª Assembleia da União Inter Parlamentar (UIP), de 13 a 17 próximo, em Genebra, Suíça, que tem como tema central o aproveitamento da ciência, da tecnologia e da inovação.
Em conferência de imprensa sobre a sua participação no evento, Austelino Correia informou que o tema central do debate é o aproveitamento da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento sustentável.
Cabo Verde, avançou, vai centrar-se sobretudo na questão da regulação da utilização e do uso das novas tecnologias e da inovação, durante uma pequena intervenção tendo em conta que vão estar a participar neste evento um total de 175 parlamentares.
“Como sabeis, a inovação, as novas tecnologias, as ciências são muito importantes, sobretudo no mundo que nós atravessamos hoje, são importantes quando o uso for positivo”, argumentou, exemplificando que através das ciências, da tecnologia e da inovação é possível o país desenvolver a economia, os negócios, a saúde, e a educação.
Segundo adiantou ainda, durante esta assembleia geral vai ser aprovado um ponto de urgência, no dia 15, seguido de um debate no dia seguinte, de acordo com os assuntos mais actuais.
“Eu estou a pensar que provavelmente levarão a questão que tem a ver com o Médio Oriente, mas também há países que defendem questões ligadas às alterações climáticas”, perspectivou.
“Mas, se se levar o tema que tem a ver com as guerras, com os conflitos, nós não estamos isolados no mundo, temos que ter em conta o que se passa no Médio Oriente. É por isso que nós vamos defender também a questão da regulação porque a Inteligência Artificial é importante mas ela tem outra face", afirmou.
Prevê-se igualmente neste encontro reuniões, fóruns dos jovens parlamentares e das mulheres parlamentares versando temas que têm a ver com o empoderamento dos jovens e das mulheres, a sua participação na vida política, económica e social dos respectivos países.
“Em tudo isto, o foco será que papel os parlamentos deverão ter e poderão exercer para que possamos ter uma democracia cada vez mais consolidada, mais aprofundada e para que possamos ter paz, sã convivência na vida dos países e a nível global”, sintetizou.
Conforme revelou Cabo Verde vai durante o evento manter encontros bilaterais, nomeadamente com a Ucrânia, e com Portugal, tendo em conta que o Presidente da República desse país lusófono prevê visitar o arquipélago em Dezembro.
“E também com a Alemanha, país com o qual a Assembleia Nacional de Cabo Verde tem um protocolo de cooperação assinado em 2002, mas que precisa de algum incremento neste momento”, concluiu.
Austelino Correia espera, assim, que este evento seja um espaço importante para a troca de experiências, para a partilha de boas práticas, uma vez que são vários países participantes para que possam sair com ideias muito claras sobre a contribuição das ciências, das novas tecnologias e da inovação.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar