Presidente do conselho directivo promete fazer do CEJJ “um centro de excelência” na área de formação

Inicio | Sociedade
Presidente do conselho directivo promete fazer do CEJJ “um centro de excelência” na área de formação
29/01/26 - 02:48 pm

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – O magistrado Simão Santos tomou posse hoje como presidente do conselho diretivo do Centro de Estudos Jurídicos e Judiciários (CEJJ) e prometeu fazer desta instituição “um centro de excelência” na área de formação contínua dos operadores judiciários.

No seu discurso após o empossamento, o magistrado agradeceu ao Governo, representado pela ministra da Justiça, Joana Rosa, pela confiança depositada na nova equipa diretiva.

Simão Santos considerou a criação do CEJJ “um marco histórico” no ordenamento jurídico cabo-verdiano, sublinhando que a instituição permitirá instaurar “um novo paradigma” na administração da Justiça, centrado na qualidade do serviço prestado ao cidadão.

“A nossa missão será fazer do CEJJ um centro de excelência na área de formação das magistraturas, dotando-o, igualmente, de capacidade de cooperação, agregação e dinamização de áreas sectoriais”, afirmou. 

O presidente ora empossado sublinhou que o exercício das profissões judiciais exige hoje “muito mais do que uma sólida formação jurídica”, sendo indispensável uma preparação multidisciplinar, aliada à experiência, à ética e a um forte compromisso com os valores do Estado de direito democrático, da dignidade da pessoa humana e do respeito pelos direitos fundamentais.

“Para esta nova incumbência, renovo solenemente o meu compromisso ao serviço da Justiça e do Estado, e coloco todo o meu capital humano e os meus conhecimentos em prol deste superior bem universal”, prometeu.

Lembrou que a criação do CEJJ é uma aspiração há muito ambicionada da classe, de poder formar os profissionais segundo os padrões e as necessidades do país. 

O acto foi presidido pela ministra da Justiça, Joana Rosa, que destacou a confiança do Governo na capacidade, experiência e qualificação da equipa empossada, sublinhando que o trabalho que irão desempenhar será determinante para afirmar o CEJJ como um centro de referência nacional e regional.

Fazem parte do conselho directivo do CEJJ, Simão Santos, enquanto presidente, e vogais, Arcelina de Carvalho e Vera Querido, e do conselho geral, Bernardino Delgado, José Luís Landim, Júlio César Martins, Sofia Lima, Emanuel Sousa, Alassana Valdez, Ary Santos e Mara dos Reis.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar