Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou uma mensagem de felicitações à Sua Alteza Real o Grão-Duque Guillaume de Luxemburgo, por ocasião da sua entronização como Soberano do Grão-Ducado do Luxemburgo.
Na missiva, o Chefe de Estado cabo-verdiano expressa, em nome do povo e do Governo de Cabo Verde, “as mais vivas e calorosas felicitações”, desejando ao novo monarca “êxitos na condução dos destinos desse país amigo, nos caminhos da paz, unidade e progresso”.
José Maria Neves destacou os laços históricos de amizade e cooperação que unem Cabo Verde e o Luxemburgo, sublinhando “a vibrante comunidade cabo-verdiana que encontrou no Luxemburgo um espaço de acolhimento e prosperidade”.
O Presidente da República aproveitou ainda para expressar o “mais sincero agradecimento pela amizade duradoura” entre os dois países, assente em valores comuns e numa “parceria exemplar que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento humano e social de ambos os povos”.
Na mensagem, José Maria Neves elogiou também o discurso de entronização do novo soberano, considerando-o “inspirador”, e realçou a reafirmação do compromisso com os princípios democráticos, a integridade e o fortalecimento das instituições.
Destacou, igualmente, a referência de Guillaume ao acolhimento de estrangeiros que trabalham no Luxemburgo, descrevendo-a como “um testemunho da abertura, inclusão e humanidade que caracterizam o Grão-Ducado, valores que Cabo Verde partilha e valoriza profundamente”.
O Presidente cabo-verdiano reafirmou a vontade de continuar a trabalhar com o Grão-Ducado do Luxemburgo no reforço das relações de amizade, parceria e cooperação, nomeadamente nos domínios do desenvolvimento sustentável, educação, cultura e mobilidade humana.
José Maria Neves convidou ainda Sua Alteza Real o Grão-Duque Guillaume a efectuar uma visita de Estado a Cabo Verde, em data a definir, “como oportunidade para consolidar os especiais laços que unem os dois países e povos”.
Recorde-se que, em Julho último, por ocasião do 50.º aniversário da Independência Nacional, Cabo Verde recebeu a visita de Sua Alteza Real o Grão-Duque Henri, que, durante a cerimónia evocativa promovida pelo Presidente José Maria Neves, anunciou tratar-se do seu último acto público antes de abdicar do trono.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar