Rabat, 03 Out (Inforpress) – O presidente da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), Fouad Arif, prometeu hoje, no encerramento do seminário em fotojornalismo, que a próxima edição do treinamento terá maior participação feminina.
Após uma semana de seminário - treinamento de 27 profissionais de fotojornalismo de 24 países africanos, inclusive de Marrocos, em que participaram seis mulheres, Fouad Arif, que é também director da Agência Marroquina Imprensa (MAP), pretende que a conta seja mais equilibrada.
O próximo encontro já está idealizado para acontecer em 2026 e o presidente da FAAPA instiga os fotógrafos a criar canais que permitam a troca de conteúdo informativo entre os fotógrafos das agências.
“Eu gostaria que vocês, os fotógrafos, criassem seus próprios canais de comunicação, no WhatsApp, para compartilhar seus produtos e gostaria que vocês apresentassem seus produtos para o prémio da FAAPA”, desafiou Fouad Arif.
Além de diferentes actividades de prática fotográfica, troca de impressão, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios da radio, do online e da televisão da MAP.
Foi criada também a primeira rede de fotojornalistas de agência africana, liderada pelo coordenador geral congolês Guylain Kipoke, pelo secretário geral do Níger Abdoul Rahamane.
Ainda este ano a FAAPA tem agendada a assembleia geral a ter lugar em Marrakech, que irá juntar líderes de diferentes agências africanas.
SN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar