Presidenciais2026: Gilson Alves defende criação de centro de transformação de frutas nos Mosteiros

Inicio | Política
Presidenciais2026: Gilson Alves defende criação de centro de transformação de frutas nos Mosteiros
03/11/26 - 07:21 pm

São Filipe, 03 Nov (Inforpress) – O candidato presidencial Gilson Alves defendeu hoje a criação de um centro de transformação e processamento de frutas no município dos Mosteiros, ilha do Fogo, para valorizar a produção agrícola, gerar empregos e incentivar o investimento.

A proposta foi apresentada durante uma visita ao município, onde o candidato destacou o potencial agrícola da região, nomeadamente, na produção de frutas, considerando que a instalação de uma unidade industrial de transformação poderia representar uma oportunidade para dinamizar a economia local.

Segundo Gilson Alves, a ideia surgiu também de conversas com eleitores durante o percurso para os Mosteiros, tendo um jovem manifestado o desejo de ver criado um centro de transformação de frutas, capaz de produzir sumos e outros derivados.

O candidato ao Palácio do Platô considerou que o projecto poderia ir mais longe ainda, contemplando uma unidade de secagem e uma indústria de processamento de frutas e produção de sumos, abrangendo também localidades como Cova Figueira e Chã das Caldeiras.

Gilson Alves apontou a possibilidade de mobilizar investimentos da diáspora cabo-verdiana, particularmente, de emigrantes ligados às ilhas do Fogo e Brava que, apesar de disporem de capacidade financeira, não investem nas suas terras de origem devido à falta de condições e garantias.

Relativamente ao escoamento dos produtos agrícolas, defendeu a procura de soluções alternativas ao transporte marítimo, que considera insuficiente para responder às necessidades do país.

Neste sentido, sugeriu a utilização de drones autónomos para transportar produtos agrícolas entre as ilhas, nomeadamente do Fogo para São Vicente e Santiago, admitindo igualmente a possibilidade de, no futuro, serem utilizados no transporte de produtos secos para mercados internacionais.

“Temos de ser futuristas”, afirmou, defendendo que Cabo Verde deve explorar novas tecnologias e soluções de transporte, em vez de continuar a concentrar o debate exclusivamente nas ligações marítimas.

Concorrem ao cargo de Presidente da República, além de Gilson Alves, os candidatos Casimiro de Pina, José Maria Neves, Antero Tavares, Joana Rosa e Loisito de Sousa.

Os seis candidatos disputam a preferência dos eleitores nas eleições marcadas para 15 de Novembro, um momento de exercício da democracia e de escolha do chefe de Estado para os próximos cinco anos.

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar