Preços da oferta turística aumentaram 11 % em termos homólogos no primeiro trimestre de 2024 - INE

Inicio | Economia
Preços da oferta turística aumentaram 11 % em termos homólogos no primeiro trimestre de 2024 - INE
18/04/24 - 12:39 pm

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) - O Índice de Preços Turísticos registou a taxa de variação homóloga de 11% no primeiro trimestre de 2024, resultado inferior em 7,5 pontos percentuais (p.p) face ao constatado no trimestre anterior, revelou hoje Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as informações avançadas pelo instituto, a classe dos hotéis, cafés e restaurantes apresentou uma variação homóloga de 11,2 %, correspondendo a uma diminuição em -7,6 p.p relactivamente ao trimestre anterior.

Nas ilhas de Boa Vista e Sal, informou, registou-se aumentos dos preços do alojamento e restauração de 14 % e 8,9 %, respectivamente, enquanto que em São Vicente e Santiago registaram, por sua vez, variações de 4 % e 3,9 %, e em Santo Antão de 2,6 %.

As classes de Aluguer de Viaturas e de Serviços de Entretenimento e Cultura apresentaram, avançou, uma variação homóloga negativa de menos 7,8 % em relação ao trimestre anterior que também tinha uma variação negativa de menos 2,6 %.

Nas ilhas de São Vicente, Sal e Santiago, registaram uma diminuição de menos 11,9 %, menos 5,8 % e menos 2,8 %, respectivamente, ao mesmo tempo que as ilhas de Santo Antão e Boa Vista não registaram qualquer alteração nos preços.

De acordo com o INE, os preços dos restaurantes registaram um aumento de 3,3 % relactivamente ao primeiro trimestre de 2024, e nas actividades de cafés, bares e similares, o aumento foi de 4,4 %.

Quanto à actividade de alojamento, os preços dos serviços nos aldeamentos turísticos e hotéis registaram aumentos de 52,9 % e 14 %, e nas pousadas e pensões variações de 5 % e 3,8 %.

Informou que nos hotéis apartamentos, o aumento foi de 3,4 %, enquanto que nas residenciais, ainda que mais brando, registou-se um aumento na ordem dos 2,2 %.

O Instituto adiantou ainda que a taxa de variação no trimestre em análise foi de menos 3,1 %, inferior em 6,1 p.p. à registada no trimestre anterior, em que se situara em 3 %.

No mesmo trimestre do ano anterior, verificou-se, sublinhou, uma variação em cadeia de 3,5 %, resultado da consequência de movimentos sazonais de natureza mensal com particular incidência na componente de alojamento.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar