Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – A Praia do Portinho, em Achada Grande Trás, está com “novo ar” depois de lá ter sido retirado um camião de lixo, durante uma acção de limpeza promovida hoje pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e parceiros.
A actividade levada a cabo no âmbito do “World Cleanup” ou Dia Mundial de Limpeza, assinalado a 20 de Setembro, contou também com o “djunta mo” (parceria) da Academia Olímpica, da Comissão de Atletas de Cabo Verde, da Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT) e do Club de Surf de Quebra Canela destacando-se a ajuda de crianças, nessa acção de sensibilização da população para a importância da educação ambiental.
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma iniciativa global que pretende combater a poluição e promover a limpeza de áreas naturais e urbanas em todo o mundo.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Academia Olímpica, Orlando Mascarenhas, disse que, aproveitando também o Dia Internacional da Paz, assinalado hoje, nada melhor que uma acção no sentido de educação ambiental como forma de sensibilização da população.
E, para se ter a paz, conforme sublinhou, é “fundamental” que alguns valores sejam considerados ou exigidos, nomeadamente, a verdade, a justiça, o amor e a liberdade.
“Neste sentido, promovemos essa acção também num quadro ambiental, desenvolvendo essa campanha de limpeza na Praia de Portinho, para sensibilizarmos as crianças, jovens e dirigentes para a necessidade da preservação ambiental", disse.
"E convidamos a EFAT da Achada Grande, que trouxe as crianças, que deram uma boa participação na recolha do lixo, apoiados por um grupo de dirigentes jovens do comité, da academia, dos atletas olímpicos e professores dessa escola”, realçou.
Segundo a mesma fonte, esta acção de limpeza naquela Praia, localizada nos arredores da cidade da Praia, permitiu extrair um camião de lixo, de toda a espécie, desde carcaças de tartaruga, pneus, passando por plástico, madeira entre outros detritos.
Tratando-se de uma zona também de diversão e piquenique, Orlando Mascarenhas apela às pessoas no sentido de uma consciência ambiental, a utilizarem a praia convenientemente, e a não deixarem o lixo ali acumulado.
“Já se sabe, quando se utiliza a praia deixa-se um conjunto de lixo que o mar novamente recolhe. É preciso que haja um trabalho permanente de recolha em defesa do ambiente, daí a sensibilização das pessoas para essa recolha do lixo à beira mar, neste caso particular. E nós, a nível do Comité Olímpico queremos também colaborar na preservação desta praia do Portinho, com organização de campanhas de tempo em tempo”, manifestou.
Mascarenhas finalizou voltando a apelar à sociedade no sentido de estar sempre atenta ao ambiente e procurar, na “medida do possível”, fazer essa conservação ambiental.
Eliane Boal, ex-atleta de ginástica rítmica e vice-presidente da Comissão de Atletas, tocada com a situação de lixo depositado na praia do Portinho disse que o seu engajamento nessa acção consiste em sensibilizar para a protecção das praias no país e do ambiente de uma forma geral.
“Pretendemos incentivar, especialmente os mais novos, para que ao saírem das praias onde estiveram, as deixarem limpas, de modo a manter o ambiente limpo, para ajudar a natureza. Individualmente podemos fazer a diferença, mas juntos somos mais fortes”, exteriorizou a jovem atleta.
Eliane Boal, para quem é “difícil de compreender” a atitude das pessoas em relação ao ambiente, defendeu a necessidade de mudança nas atitudes das pessoas porque, conforme realçou, a responsabilidade ambiental é de todos e de cada um.
SC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar