Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) - A artista Jacira da Conceição apresenta na próxima terça-feira, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, a performance “Kabelo na Kordon”, um projecto que visa contribuir para a criação da arte contemporânea em Cabo Verde.
Em declarações hoje à Inforpress, a artista avançou que a performance vem na sequência do projecto “Kabelu na Kordon” que é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Conforme narrou Jacira da Conceição, desde a infância percebeu como Cabo Verde e sua diáspora eram marcados por simbolismos depreciativos e histórias ocultas.
“Kabelu na Kordon” é, portanto, uma resposta a essas experiências, utilizando a arte como meio de resistência e expressão de liberdade.
“O projecto performativo e artístico funciona como símbolo de resistência e autodefesa, para toda uma geração que foi aniquilada de ter tempo para pensar, fomos obrigadas a ter de sobreviver”, explicou Jacira da Conceição.
O objectivo, conforme acrescentou, consiste em aumentar o espaço de intervenção da mulher cabo-verdiana e conceber obras de arte utilizando linguagens e materiais inovadores.
O projecto tem como propósito envolver a comunidade local de tecelãs e oleiras na prática de tinturaria e tecelagem.
Neste sentido, a artista recolhe e partilha informação material e imaterial em contexto de trabalho de campo com a comunidade de tecelãs e oleiras do Tarrafal de Santiago.
No âmbito do projecto vai ser ainda produzido uma documentação visual e edição de um livro da artista, cujo lançamento está previsto para 2025, conforme anunciou.
O projecto pretende colocar a artista no espaço da prática secular da tinturaria e panaria tradicionais de Cabo Verde, estabelecendo cruzamentos entre o contemporâneo e o tradicional partindo dos saberes da comunidade de mulheres tecelãs da ilha de Santiago.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar