Praia: Obras na zona portuária e em São Pedro visam melhorar mobilidade e bem-estar das populações - ministro (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Praia: Obras na zona portuária e em São Pedro visam melhorar mobilidade e bem-estar das populações - ministro (c/áudio)
01/08/25 - 01:42 pm

Cidade da Praia, 01 Ago (Inforpress) – O ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação afirmou hoje que as obras em curso na zona portuária da Praia, em São Pedro e noutras zonas visam proteger pessoas, garantir mobilidade e reforçar a segurança.

Victor Coutinho falava à imprensa durante uma visita às obras em curso, na cidade da Praia, acompanhado de técnicos da Estradas de Cabo Verde (ECV), entidade responsável pela gestão da empreitada.

Entre as intervenções em destaque está a requalificação da zona portuária, cuja execução está a cargo da empresa Placa Construções, com valor contratual de 50.201.178 escudos, financiados pela Enapor e com um prazo de execução de cinco meses.

A intervenção contempla a construção de uma escadaria de acesso à Achada Grande Frente, requalificação ambiental, instalação de espaços verdes, criação de zonas de estacionamento e espaços de lazer, bem como passeios e ciclovia ao longo da estrada nacional circular da Praia.

Segundo o ministro, esta ciclovia inclui um “corredor verde e faixa para caminhadas”, com iluminação, sinalização e espaço destinado à prática de actividades físicas ao ar livre, como um ‘fitness’ parque.

A infraestrutura visa garantir conforto, segurança e promover estilos de vida saudáveis para quem circula naquela área, especialmente entre o porto e o aeroporto da capital, assinalou Victor Coutinho.

Em relação à estrada de São Pedro, a mesma fonte explicou que a obra “resolve um problema histórico” de isolamento da comunidade durante a época das chuvas, com a construção de passagens hidráulicas (PH), melhoria da drenagem e asfaltagem da via da Circular da Praia até a bifurcação com Pensamento.

“São intervenções que criam redundância viária, permitindo alternativas de circulação em caso de emergência”, frisou o governante, apontando que a obra terá a duração prevista de cinco meses, devendo ficar concluída até ao final do ano.

O ministro adiantou ainda que, em matéria de habitação, estão a ser construídas 400 casas sociais na Praia para famílias de baixa renda e jovens, além de um plano de reabilitação de 600 casas com financiamento do Banco Mundial.

KA/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar