Fogo: Campanha de limpeza das praias balneares com ênfase na separação das “tampinhas” de plásticos (c/áudio)

Inicio | Ambiente
  Fogo: Campanha de limpeza das praias balneares com ênfase na separação das “tampinhas” de plásticos (c/áudio)
30/08/25 - 11:55 am

São Filipe, 30 Ago (Inforpress) – A campanha de limpeza das praias balneares de São Filipe, promovida pela Associação Projecto Vitó, visa remover os resíduos arrastados pelas chuvas com ênfase nas “tampinhas” de plásticos.

A colaboradora do Projecto Vitó Jasmine Jorgensen, que participou na acção também como cidadã engajada, destacou que a iniciativa vai além da simples recolha de tampinhas, “como muitos pensam”, mas também deixar as praias “limpas e bonitas” para evitar a poluição.

“Estamos a fazer uma campanha de limpeza normal, com ênfase na separação das tampinhas de plástico, que serão enviadas para São Vicente no âmbito do Projecto Ilhas Mais, promovido em parceria com a Biosfera. Em São Vicente, essas tampinhas ganharão uma nova vida, sendo transformadas, especialmente em brinquedos para crianças”, explicou.

A campanha tem como objectivo limpar as três praias de São Filipe, nomeadamente Marmulano, nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, Fonte Bila e Nossa Senhora de Encarnação, mas os voluntários que participam da campanha começaram pela praia de Fonte Bila.

Cerca de 50 participantes estavam confirmados, embora alguns ainda não tenham chegado no momento do início da actividade, mas Jasmine Jorgensen mostrou-se optimistas de que outras pessoas vão associar no decorrer da campanha.

A colaboradora do Projecto Vitó reforçou a importância de mais acções no futuro, especialmente no início do ano lectivo.

“A seguir às chuvas, muitos resíduos são arrastados para o mar. É fundamental agir antes que as correntes marítimas arrastem esse lixo”, disse Jasmine Jorgensen, que apelou às pessoas para se envolverem mais nas acções das comunidades.

“Este tipo de iniciativa é para todos, para o planeta, e para a nossa própria vida”, explicou a mesma fonte que sublinhou que a campanha reforça “o papel crucial” da sociedade civil na preservação ambiental e na construção de um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Além de colaboradores da Associação Projecto Vitó participam na campanha membros da Rede Laço Branco, atletas e vários voluntários ligados à preservação do meio ambiente.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar