Praia: Vendedoras e clientes dos mercados municipais continuam com “crise” de moedas (c/áudio)

Inicio | Economia
Praia: Vendedoras e clientes dos mercados municipais continuam com “crise” de moedas (c/áudio)
06/10/25 - 03:02 pm

Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) – As vendedoras e clientes dos mercados do Plateau e Sucupira não notaram melhorias na circulação das moedas, apesar do Banco de Cabo Verde (BCV) ter introduzido 1,4 milhão de moedas entre Julho e Setembro.

O reforço da circulação monetária anunciado pelo BCV entre Julho e Setembro não parece ter chegado aos mercados populares da capital.

No Plateau e em Sucupira, vendedoras e clientes partilharam à Inforpress a mesma sensação: a falta de troco continua a dificultar o dia a dia e travar as vendas.

A vendedora do mercado de Plateau, Maria Correia contou que tem perdido clientes devido à escassez de moedas.

“Os clientes vêm fazer compras e, por não termos troco, acabam por desistir. Já aconteceu deixar o cliente levar a compra e pedir que trouxesse o troco depois”, relatou, sublinhando que as moedas de 100 escudos para baixo são as que mais fazem falta.

Situação semelhante vive a vendedora Jesuína de Brito, que lamentou os transtornos provocados pela escassez de troco.

“Procuramos e não encontramos, às vezes pedimos 50 ou 100 escudos às colegas para conseguir vender. Muitos clientes dizem que estão com pressa e vão embora sem esperar”, contou.

Para ela, o problema persiste porque “se há moedas no mercado, não aparecem aqui”.

A vendedora Suzete Costa, do mercado de Sucupira, explicou que tenta contornar a situação vendendo produtos de baixo valor, na esperança de conseguir troco.

“Vendo rebuçados, “donuts” e fresquinhas para ver se arranjo moedas, mas não tem sido fácil”, disse, sugerindo que “antes de colocarem novas moedas, deviam ver o que aconteceu com as que desapareceram”.

“Se dizem que há dinheiro a circular, onde está?”, questionou.

Também Maria Conceição afirmou que “as vendas estão cada vez mais difíceis”, deixando claro que “sem moedas não se vende”.

“Se aumentaram as moedas, não se nota, ficou até pior”, desabafou, defendendo que o banco central deve colocar mais moedas no mercado, porque as vendedoras vivem disso.

Entre os clientes, a insatisfação é igual, Claudete Monteiro desabafou que enfrenta a falta de troco em praticamente todos os lugares onde faz compras.

“Há lugares que dão rebuçados ou fresquinhas em vez de moedas. Já deixei compras por fazer por causa disso”, contou, acrescentando que não sentiu qualquer efeito do reforço anunciado pelo BCV.

O Banco de Cabo Verde garantiu, na sua nota oficial, ter colocado 1,4 milhão de moedas em circulação entre Julho e Setembro, valor que corresponde a 60% da quantidade anual disponibilizada.

O objectivo, segundo a instituição, é “responder à escassez registada no país e garantir a normalidade das transacções comerciais”.

Contudo, nas bancas e nas mãos de quem vive do comércio diário, a realidade ainda é outra.

“Aqui no mercado, essas moedas nunca chegaram”, resumiram as vendedoras, pedindo medidas urgentes para que o troco volte a circular e que o comércio não pare.

       

KF/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar