Praia: Época balnear impulsiona negócios locais, mas traz desafios de segurança nas praias

Inicio | Ambiente
Praia: Época balnear impulsiona negócios locais, mas traz desafios de segurança nas praias
13/06/25 - 04:53 pm

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) – A movimentação de banhistas na orla marítima da Praia, sobretudo na Quebra Canela, tem criado um cenário “vibrante” nesta época balnear, gerando oportunidades de negócios para os empreendedores locais, mas também trazendo desafios relacionados com a segurança balnear.

Ao longo da orla, o movimento de banhistas já é visível, acompanhado da azáfama dos vendedores ambulantes, que, munidos de chapéus e protector solar, tentam cativar os banhistas com a venda de diversos produtos.

Em declarações à Inforpress, Jocy Lopes, uma vendedora ambulante, afirmou que "esta é a melhor altura do ano para vender gelados na praia de Quebra Canela (Kebra Kanela). Para ela, é uma grande oportunidade de negócio, pois as pessoas, nesta época, estão relaxadas e dispostas a gastar, mesmo que seja pouco".

No entanto, Jocy apontou desafios como a concorrência, o que a obriga a ser mais criativa para se destacar.

Por outro lado, Apolo César, um empreendedor que viu nesta praia uma oportunidade de negócio, ao criar um clube de surf, considerou esta época como sendo a de “maior procura” pelos seus serviços, afirmando, entretanto, que, durante este período, o seu negócio às vezes é severamente afectado de forma negativa.

“Muitos jovens com algumas perturbações mentais vêm à praia e acabam por perturbar as pessoas nos seus momentos de lazer, sem esquecer o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, que é bastante elevado na praia”, explicou.

Adiantou ainda que, durante a época alta, a movimentação é maior, com muita procura pelos seus serviços, destacando, no entanto, a necessidade de mais vigilância para garantir que as pessoas possam relaxar de forma mais segura.

Apolo César chamou também a atenção especialmente para os mais jovens, que muitas vezes não acatam as recomendações das autoridades, ignorando-as completamente e colocando em risco a vida de outras pessoas.

Nos estabelecimentos à beira-mar, a perspectiva é semelhante. O representante do restaurante Orla, Israel Alves, revelou que a época balnear representa um aumento substancial no volume de negócios, com muita procura pelos serviços oferecidos durante esse período.

"Há mais procura, mais turistas nesta altura, o que movimenta a restauração local", disse, acrescentando que o impacto da época balnear em Quebra Canela é, portanto, um reflexo do dinamismo económico local.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar