PR incita à protecção dos recursos marinhos para gestão sustentável dos mares (c/áudio)

Inicio | Ambiente
PR incita à protecção dos recursos marinhos para gestão sustentável dos mares (c/áudio)
28/08/25 - 04:15 pm

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – O Presidente da República José Maria Neves incitou hoje à protecção dos recursos marinhos em Cabo Verde para uma gestão sustentável dos mares e defendeu o reforço do trabalho de consciencialização relativamente ao mar.

“Temos de conhecer os mares de Cabo Verde, os oceanos para saber da sua riqueza, das potencialidades que possui e formas de fazer uma gestão sustentável desses recursos. Cabo Verde tem o seu futuro no mar e é fundamental que comecemos e reforcemos todo o trabalho de consciencialização das pessoas relativamente ao mar”, reiterou José Maria Neves.

O mais Alto Magistrado da Nação falava em entrevista à Inforpress, a propósito do evento "MarAzul: Jornadas do Oceano", sob a sua égide enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano que decorrerá nos dias 29 e 30 de Agosto sob o lema “Década do Oceano: Conhecer, Viver, Sentir, Consciencializar e Proteger”.

A iniciativa surge como um pré-evento preparatório para a IV Conferência da Década do Oceano que acontecerá na ilha do Fogo, nos dias 10 e 11 de Outubro, e visa sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e proteger os oceanos.

Segundo a mesma fonte, é por causa disso que se vem realizando um conjunto de actividades desde que assumiu o papel de patrono da Aliança da Década do Oceano, por indicação da Unesco, por forma a buscar caminhos para aumentar a literacia oceânica dos cabo-verdianos.

Dentro destas acções está igualmente programada uma marcha denominada “Caminhada Azul” até à Praia de São Francisco, com uma série de actividades práticas e participativas, incluindo acção de limpeza e observação do litoral, jogos ecológicos e actividades náuticas para um melhor conhecimento dos nossos mares.

Ciente de que incutir essa consciência relativamente ao mar não é tarefa fácil, o Presidente da República compreende que tem de ser um trabalho de longo prazo, muito meticuloso, perseverante e determinado para poder levar as pessoas a terem um melhor conhecimento e a procurarem novos caminhos de protecção dos oceanos.

“Temos de cuidar e proteger os nossos mares contra a poluição, proteger as nossas praias, a nossa zona costeira. Temos de fazer o planeamento e o ordenamento de todo o nosso território marítimo”, acautelou, assinalando que Cabo Verde está entre os 60 países que vão ratificar o Tratado de Protecção do Alto Mar.

“É um grande feito. E desenvolver acções que nos coloquem na liderança dessa problemática também é um grande ganho para o futuro do país, mesmo que não se veja imediatamente os resultados desta dinâmica e desta acção”, considerou.

“Às vezes não vemos os ganhos imediatos… quem governa tem de pensar para além do imediato, não tem de ter uma perspectiva de curto prazo. É fundamental pensarmos como trabalhar para protegermos todos esses recursos marinhos que nós temos disponível”, finalizou.

SC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar