
Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) – A Pró-Capital partilhou hoje, com os parceiros, os “grandes e catalisadores” ganhos alcançados bem como os impactos dos investimentos das empresas participadas, para assinalar o percurso dos cinco anos de existência.
O evento que teve como propósito juntar o ecossistema e celebrar com os parceiros os ganhos alcançados neste percurso de cinco anos, teve lugar no auditório BAI, cujo acto foi presidido pelo vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital, Olavo Correia.
Na sua intervenção, o presidente do conselho de administração (PCA) da Pró-Capital, Eugénio Moeda, disse que o balanço que faz desses cinco anos da Pró-Capital é “claramente positivo”, destacando uma carteira de investimentos de cerca de 180 mil contos, com investimentos em empresas localizadas em cinco ilhas, nomeadamente Santiago, São Vicente, Boa Vista, São Nicolau e Brava.
“Actuamos nos mais diversos sectores como transportes, agronegócio, pescas, indústria, turismo, hotelaria, sendo que este último detém uma posição dominante na carteira, com um peso de 36%”, especificou, enunciando vários outros “projectos impactantes” que fazem parte da carteira da Pró-Capital.
“Estamos aqui reunidos para celebrar não apenas cinco anos de sucesso, mas também cinco anos de aprendizado, desafios, crescimento e parcerias extraordinárias”, manifestou, sublinhando que ao longo destes cinco anos a instituição enfrentou desafios que a tornaram mais forte, a abraçar oportunidades que a fizeram crescer e formar laços que “transcendem o espaço profissional”.
Olhando para o futuro, a mesma fonte afirmou que a instituição financeira que dirige “permanecerá comprometida” com missão de apoiar empreendedores visionários, investir em ideias disruptivas e contribuir para um ecossistema mais dinâmico e inclusivo.
“Hoje estamos presentes em cinco ilhas, mas almejamos chegar a todos os cantos do país, onde houver um empreendedor com um projecto, capacidade de execução e vontade em ter uma parceria, estamos prontos para apoiar”, estimulou.
O evento contou com um momento de apresentação de testemunho de empresas participadas da Pró-Capital, nomeadamente Fresk D’Gustin SA, o Hotel Happy Day AS, Brazão e Filhos AS, também com a assinatura de dois acordos parassociais com a Guest House Paixão Lda, uma empresa do sector hoteleiro, situada na ilha da Boa Vista, e a Demol & Tec Lda, do sector industrial, situada na Brava.
A Pró-Capital é uma Instituição Financeira Pública de Capital de Risco, que tem por objecto principal investir em “startups” e empresas constituídas com elevado potencial de crescimento e desenvolvimento, por meio da aquisição de acções e respectivo aumento do Capital Social.
Conta actualmente com investimentos em empresas participadas em cinco ilhas, designadamente Santiago, São Vicente, Boa Vista, São Nicolau e Brava, nos mais diversos sectores, desde transportes, agronegócios, pescas, indústria, turismo, hotelaria, construção civil, entre outras.
SC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar