Especialistas portugueses vêm a Cabo Verde dar formação sobre dor e cuidados paliativos

Inicio | Cooperação
Especialistas portugueses vêm a Cabo Verde dar formação sobre dor e cuidados paliativos
11/04/25 - 01:04 pm

Mindelo, 11 Abr (Inforpress) – Seis especialistas portugueses em cuidados paliativos vêm a Cabo Verde dar formação a mais de 50 médicos na área da dor e dos cuidados paliativos entre sábado, 12, e terça-feira, 15, em Santo Antão e São Vicente.

Segundo informou hoje o delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, no caso desta ilha, a formação realiza-se na terça-feira, no auditório da delegacia.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de uma iniciativa integrada no Programa Nacional de Cuidados Paliativos, o qual tem desenvolvido actividades de formação para os profissionais que trabalham nesta área, com o objectivo de “fornecer ferramentas” para um “atendimento de qualidade” aos utentes.

Da parte portuguesa, de acordo com a agência Lusa, a iniciativa é possibilitada através do apoio do grupo médico de intervenção cívica Iniciativa Médica 3M (IM3M) e a comitiva é liderada pela professora Marília Dourado, da Faculdade de Medicina de Coimbra, e pelo médico paliativista na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho e professor das Faculdades de Medicina de Coimbra e do Porto, Hugo Ribeiro, e integra ainda um sétimo elemento, um advogado especialista na área da Saúde.

De acordo com a mesma fonte, esta é a terceira vez que o grupo desenvolve formação em dor e cuidados paliativos em Cabo Verde, depois das presenças em 2023 e em 2024, o que permitiu a criação e formação de 19 equipas especializadas em cuidados paliativos e a criação e desenvolvimento de estruturas e políticas promotoras do desenvolvimento desta área.

O objectivo principal para este ano é o reforço dos conhecimentos e aptidões destas equipas e a partilha de dados e indicadores de resultados dos últimos anos.

Nesta deslocação a Cabo Verde, a equipa portuguesa deve também discutir com as autoridades cabo-verdianas uma proposta da Universidade de Coimbra (Portugal), de colaboração com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) para a criação de uma pós-graduação no arquipélago em cuidados paliativos, que terá um modelo híbrido online/presencial, indica o grupo de médicos.

“Nesta missão pretende-se ultimar o acordo para que a pós-graduação possa avançar no ano lectivo 2025/2026”, conclui o comunicado da IM3M.

Desde 2021, a Direcção Nacional da Saúde de Cabo Verde implementou o Plano Nacional de Cuidados Paliativos, que reconhece como uma das respostas para as pessoas com doenças incuráveis ou graves, em fase avançada e terminal, envolvendo também a família e os seus cuidadores.

AA/Inforpress/Lusa

Fim

Partilhar