Lisboa, 06 Out (Inforpress) – Um grupo de chefs de cozinha de Cabo Verde apresentou um menu diferente com a gastronomia cabo-verdiana e com base nos ingredientes no arquipélago, num jantar no Restaurante Café de La Musique, em Lisboa.
O evento, denominado “Jantar Cabo Verde”, contou com o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e aconteceu na noite deste sábado, depois da participação da Associação de Chefs Cabo Verde no Congresso de Cozinha que aconteceu nos dias 29 e 30 de Setembro, em Oeiras, com o director da Revista Master Menu, Carlos Morgado, do chef da EHTCV, Hélder Martins, Chef Corporativo Damian Sanchez, e da Chef do Restaurante Quintal da Música, Ália dos Santos.
Em declarações à Inforpress, o chef Damian Sanches, que é presidente da Associação de Chefs Cabo Verde, explicou que a preparação dos pratos foi feita com produtos nacionais de Cabo Verde, que tem uma “riqueza imensa”.
“A sua gastronomia não é só a catchupa. Cabo Verde tem muitas iguarias, tem os percebes, tem o atum, sem falar dos legumes, ou seja, não são produzidas em muita quantidade, mas a qualidade do produto orgânico é excelente”, considerou.
Para o chef Damian Sanches, devido às condições que cada ilha tem, os produtos adquirem sabores muito distintos das grandes produções feitas em estufas, por isso, para além da catchupa, a foram apresentados mais alguns pratos com produtos mesmo de qualidade de Cabo Verde.
“Neste caso, trazemos o atum, que é algo também que está simbolizado e é um produto fantástico. Nós estamos aqui valorizando o trabalho dos agricultores e produtores, o trabalho das pequenas comunidades que ainda preparam estas iguarias”, disse indicando que estiveram acompanhados do chef Eduardo Moreira.
Sobre o Congresso de Cozinha, em que Cabo Verde foi o país convidado, o presidente da associação disse que correu muito bem, que tiveram uma excelente experiência, com a apresentação no palco principal do evento, como todos curiosos com as formas e técnicas em que se conservavam e se produziam estes alimentos do arquipélago.
“O que aconteceu foi que os patrocinadores ficaram muito contentes, a organização também, e nos convidaram para participar e continuar a promover a gastronomia Cabo Verde”, frisou, acrescentando que o tema do congresso foi “Comida e Liberdade”, em comemoração aos 50 anos do 25 de Abril em Portugal.
O evento, organizado pela Edições do Gosto, contou com a participação, para além de Portugal, de vários países, como Suíça, França, Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Espanha, Geórgia e Dinamarca.
Os presentes, os chefs Hélder Martins é membro da Direcção da Associação e coordenador da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, Ália Santos é gerente do Restaurante Quintal da Música e Carlos Morgado é secretário Geral da Associação de Chefs Cabo Verde e CEO da Revista Master Menu.
DR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar