Portugal: Associação cria projecto “Conversas Saudáveis” para promover saúde e conhecimento

Inicio | Sociedade
Portugal: Associação cria projecto “Conversas Saudáveis” para promover saúde e conhecimento
28/03/24 - 03:54 pm

Lisboa, 28 Mar (Inforpress) – A Associação de Saúde e Solidariedade da Diáspora Cabo-verdiana (ASSD-CV) criou este ano o projecto “Conversas Saudáveis”, realizadas mensalmente, em Almada (Portugal), destinado a promover a saúde, conhecimento e conscientização sobre um conjunto de questões médicas.

À Inforpress, a presidente da ASSD-CV, Andredina Cardoso, explicou que as “Conversas Saudáveis” surgiram com base na prioridade da associação sobre a alfabetização em saúde e no vasto número de profissionais qualificados disponíveis na instituição, com um programa com uma variedade de tópicos de saúde.

“Nosso objectivo é capacitar as pessoas com informações precisas sobre saúde, abordando as necessidades identificadas pelos próprios profissionais de saúde em colaboração com a comunidade”, explicou a presidente da associação.

Além disso, as “Conversas Saudáveis” pretendem dinamizar o espaço da sede da associação, situada na Cova de Piedade (Almada), fornecendo uma oportunidade para que as pessoas conheçam melhor o trabalho da organização.

Com uma abordagem inclusiva, o programa envolve parceiros locais e regionais para garantir uma perspectiva abrangente sobre as questões de saúde.

Na série de temas mensais para 2024, dois já foram abordados no mês de Fevereiro, “SNS & migrantes deveres, direitos” e “Vias de acessos”, e no dia 23 de Março “Antigos e novos desafios na saúde da mulher”.

Para os próximos meses, estão agendados os temas “Cuidador informal”, “Saúde da criança e do adolescente”, “Saúde do idoso”, “Nutrição e doenças crónicas”, “Estudar saudavelmente em Portugal”, “O utente recluso”, “Saúde do homem” e “Cuidados no fim de vida/luto”.

Além das conversas mensais, a associação planeia consolidar parcerias e expandir suas actividades de formação e capacitação tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral, especialmente para grupos desfavorecidos.

Neste sentido, conforme a presidente da associação, criada em finais de 2020, Andredina Cardoso, haverá foco na criação de materiais educacionais específicos e na exploração de novos canais de comunicação para alcançar um público mais amplo.

Em um esforço adicional para fortalecer os laços entre os usuários e o sistema de saúde, a associação almeja ainda criar grupos de apoio e reflexão, além de facilitar a interação entre os usuários e os serviços de saúde.

A próxima sessão das “Conversas Saudáveis” está marcada para o dia 20 de Abril com o tema “Saúde mental”.

DR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar